X

Minha equipe é excelente, mas não consegue vender. Como desenvolvê-los?

Será que apenas capacidade técnica é garantia de uma equipe de vendas de alta desempenho? Leia esse artigo e descubra!

A sua equipe de vendas tem excelentes qualificações técnicas, mas, ainda assim não consegue vender? O que será que falta para que ela se torne uma equipe de alto desempenho?

Saiba que não é incomum equipes com grande experiência e conhecimento técnico ficarem estagnadas. Especialmente em tempos difíceis em que bater as metas parece uma missão que beira o impossível.

A boa notícia, no entanto, é que esse é um cenário que pode revertido. E mais importante ainda, você pode transformar obstáculos que parecem intransponíveis em excelentes motivadores!

 

Conhecimento técnico é suficiente?

 

Antes de tudo, é preciso desmistificar o fato de que alto conhecimento técnico é um fator que garante uma boa performance de um vendedor.

Na maioria das vezes, inclusive, conhecer muito sobre o mercado e o produto não é nem perto de ser suficiente para bater as metas.

Seja um vendedor com anos de carreira ou um que está começando agora, todos precisam de treinamento de vendas continuamente. Afinal, é esse tipo de atitude que permitirá desenvolver e compartilhar habilidades entre todos da equipe e, assim, garantir a estrutura necessária para evoluir.

Outro ponto importante aqui é que os vendedores tendem a se “viciar” em processos e práticas. E isso pode ser altamente prejudicial para a sua empresa, uma vez que a tarefa se transforma em rotina e pontos importantes começam a ser deixados de lado.

Um treinamento de técnicas de vendas com dinâmicas para ampliar a percepção e saírem da “zona de conforto” ajuda ainda os vendedores a alinharem as suas expectativas próprias com o trabalho e as metas da empresa. Assim, é criado um senso de propósito maior, que motiva e engaja as pessoas.

 

Evolução constante e matriz de habilidades

 

Os treinamentos de vendas são fundamentais para trazer novas técnicas e habilidades para a equipe. Ajuda-os a encontrarem novas oportunidades e soluções para os desafios do dia a dia.

Assim, eles ajudam a equipe a evoluir, além de permitir à empresa a criação de uma matriz de habilidades com todas as características necessárias para que um vendedor atinja sua performance máxima.

Com esse tipo de olhar, é possível determinar parâmetros claros para entender em qual estágio os vendedores estão. Com isso, é possível desenhar um plano de desenvolvimento para cada indivíduo, além de montar equipes que se complementam.

 

De olho na cultura interna da empresa

 

É importante dizer que, muitas vezes, o problema não está apenas nos vendedores. E sim, na forma como a empresa conduz as coisas.

Quando a cultura interna não proporciona uma comunicação aberta e não gera um senso de equipe, os ânimos tendem a cair. Some à isso a frustração de não bater as metas que você terá uma receita para o fracasso.

Manter os ânimos e a motivação da equipe não é uma tarefa fácil. E, tampouco, ela está relacionada apenas às bonificações financeiras. As pessoas sentem-se necessidades de orientações e reconhecimento. Elas precisam saber: “como será que eu estou indo? Qual a expectativa? O que eu preciso melhorar? O que eu faço bem?

É fundamental que o ambiente de trabalho e os valores da empresa estejam alinhados. Além da atuação ativa do gestor em dar Feedback para a equipe. Assim, a equipe será composta por pessoas que tenham uma sinergia entre si, reduzindo as chances de criar competições pouco saudáveis.

O papel do gestor é desenvolver, ajudar e orientar para garantir que cada profissional possa atingir a meta. Sendo assim, o feedback é deve ser feito sempre que tiver oportunidade e segundo a consultora Marcia Pinto Rodrigues, deve ser feito pelo menos uma vez por semana numa equipe comercial para realinhar estratégias e técnicas de comunicação e vendas.

Além disso, os vendedores precisam dispor das ferramentas adequadas para vender. Já que não há nada mais desmotivador do que tentar realizar o seu trabalho e não conseguir por falta de estrutura.

 

Comece olhando para dentro da empresa

 

Esse é o momento em que devolvemos a pergunta do título deste artigo para você. Será que a sua equipe não está vendendo porque a sua empresa está falhando em oferecer as condições necessárias para isso?

Na Mais Treinamento e Consultoria realizamos um diagnóstico da sua equipe e necessidades para entender onde estão os gargalos. A partir daí, montamos um plano de treinamento e vivências personalizados para alcançar os objetivos.

Por meio de um mix de técnicas que vão desde jogos até aulas presenciais, proporcionamos insights valiosos para a troca de experiências e mudanças de comportamentos e atitudes.

Assim, os vendedores conseguem potencializar as suas competências e conquistar melhores resultados.

Conheça mais sobre nossa expertise e metodologia, acesse o nosso site!

 

Minha equipe é excelente, mas não consegue vender. Como desenvolvê-los? was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."