X

O Líder Empático, Parte VII: A arte de ver (Continuação)

“O que nós observamos não é a natureza ela mesma, mas a natureza exposta ao nosso método de questionamento”. — Werner Heisenberg.

 

A arte de ver (Continuação)

 

Na parte anterior do nosso texto, nós pudemos perceber dois padrões de comportamento observável. Modos de ação que são comuns da maioria das pessoas e que podem ajudar a compreensão mais adequada das pessoas. Nós vimos sinais de nervosismo e sinais de desatenção, agora a Mais Treinamento vai mostrar com detalhes os sinais de alguém que está faltando com a verdade ou mentindo. Estes conhecimentos foram percebidos pela Dr. Lillian Glass, que trabalhou com o FBI desmascarando sinais de trapaça e Dr. Leanne ten Brinke, um psicólogo forense na Haas School of Business da Universidade da Califórnia, Berkeley.

 

Aviso Importante:

Este texto vai tratar de um assunto delicado. Pessoas diferentes reagem de formas diferentes aos mesmos estímulos. Este conhecimento é como uma arma e deve ser usado com grande sabedoria da parte de seu portador. Não nos responsabilizamos pelo uso errôneo e irresponsável deste saber. Além disso, é impossível sublinhar o bastante que estes conhecimentos não estão solidificados por uma forte base científica. Isso quer dizer que eles não são seguros por si mesmos e precisam SEMPRE de uma pessoa inteligente para usar sua subjetividade em cada instância.

 

Sinais de alguém que está mentindo

 

De todas as formas de comunicação não verbal que nós podemos observar, ser apto a dizer se alguém está ou não mentindo é a mais perigosa. Os sinais típicos são:

 

  • Os olhos mantêm pouco ou nenhum contato visual, eles fazem movimentos rápidos e a pupila está bem pequena.
  • Mãos ou dedos frente a boca, como se a estivesse protegendo.
  • Sua cabeça ou corpo não estão virados para você. Ou há gestos corporais estranhos. Não comuns para a pessoa.
  • A respiração acelera.
  • Áreas vermelhas junto ao rosto e pescoço
  • Aumento na transpiração
  • Mudanças no tom de voz. Gagueira ou outras interrupções como quem limpa a garganta.

 

Importante relembrar que a linguagem corporal de todas as pessoas é diferente. Se você perceber que alguém está demonstrando um comportamento de alguém que está mentindo, você NÃO DEVE automaticamente assumir que ela esteja mentindo. Não faça conclusões precipitadas! Estes sinais são parecidos com os do nervosismo. O que você deve fazer é continuar procurando, fazendo outras perguntas para ter mais detalhes. E com estes detalhes determinar se a pessoa está sendo honesta ou não.

 

Continue nos acompanhando! Até a próxima.

O Líder Empático, Parte VII: A arte de ver (Continuação) was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."

Comments are closed.