Será que a experiência não está fazendo com que você perca espaço e desempenho como vendedor?
Conforme os anos vão passando e as experiências se acumulando, é normal que fiquemos mais confiantes em nossas áreas. Especialmente quando falamos de uma profissão tão antiga como a de vendedor.
Apesar de a experiência ajudar em muitos aspectos, é preciso tomar muito cuidado para que ela não se torne prejudicial.
Afinal, quando assumimos uma postura arrogante e começamos a acreditar que sabemos mais do que os outros, paramos de ouvir e de prestar a devida atenção aos clientes.
Será que você não está apresentando os primeiros sinais do vendedor que acha que sabe de tudo?
Estamos vivendo novos tempos
Antes de tudo, é importante ter em mente que o mercado mudou muito. Antes, o poder estava nas mãos das empresas e dos vendedores. Afinal, não existiam muitas opções e o cliente ficava preso a escolher entre as poucas que tinha à disposição.
Com a evolução da tecnologia, tudo se tornou mais rápido e dinâmico. Agora, somos bombardeados por informações e temos a oportunidade de escolher entre as mais diversas marcas. Sendo que todas elas já contam com um atributo básico: a qualidade.
Com isso, o grande diferencial das empresas deixou de ser o produto ou o serviço para se tornar o relacionamento e as experiências oferecidas.
Isso significa que não há mais espaço para velhos hábitos, como menosprezar o conhecimento que o cliente possui, “empurrar” ofertas a todo o custo e, principalmente, ter a certeza de que você já sabe de tudo.
O poder do ouvir
Nesse novo cenário de vendas e consumo, o grande poder está em quem sabe ouvir. Afinal, é esse simples, porém difícil, hábito que permite aos vendedores compreenderem as reais necessidades do cliente.
Dessa forma, é possível criar conexões mais profundas com quem está do outro lado. E, assim, moldar o discurso, a proposta e, inclusive, os produtos e serviços oferecidos.
Outro ponto importante aqui está no fato de que um vendedor que vende bastante pode não ser mais o melhor vendedor da empresa.
Como? Simples! Um profissional que ainda não aceitou essas mudanças no mercado, provavelmente, ainda usa de artifícios para enganar o cliente e para tentar empurrar a compra a todo custo.
Com isso, os níveis de insatisfação aumentam, bem como o cancelamento de pedidos. O resultado é um negócio que precisa gastar demais para fechar vendas e, ao mesmo tempo, perde em lucratividade e competitividade.
Seus hábitos estão o prejudicando?
Será que não é chegada a hora de rever os seus hábitos como vendedor e abrir a mente para técnicas e habilidades mais eficazes?
Se você fala demais e ouve de menos, esse já é um sinal de que é preciso expandir os conhecimentos na área e mudar algumas posturas.
Vender para qualquer pessoa, falar apenas do produto/ serviço, fazer perguntas genéricas demais ao cliente e improvisar o tempo todo são outros indícios de que é chegado o momento de se reciclar na área.
Não deixe que o bichinho do “eu já sei de tudo” afete o seu desempenho como vendedor e os seus relacionamentos intrapessoais.
Tenha em mente que, por mais experiência que você tenha, ninguém jamais saberá de tudo. Assumir que ainda há muito a aprender e estar aberto a conhecer coisas novas só terá a agregar em sua vida profissional e pessoal.
Que tal dar o primeiro passo o quanto antes? Conheça os nossos treinamentos em vendas e desenvolva ainda mais as suas habilidades!