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A importância da proposta personalizada para vender mais

Pare de perder clientes por não dar a devida atenção à proposta comercial. Veja como se sobressair nesta importante atividade!

O momento de elaborar e apresentar a proposta comercial é decisivo para fechar mais vendas. Ainda assim, poucos vendedores e empresas dão a devida importância para a atividade.

Quando um prospect solicita um orçamento, é sinal de que ele ficou interessado no produto ou serviço oferecidos. Portanto, é vital transmitir confiança e demonstrar o valor que vocês podem oferecer nesse momento.

Pense que de nada vai adiantar todo o esforço para prospectar e construir um relacionamento se a proposta comercial não estiver adequada.

Como fazer, então, para acertar nessa etapa tão importante para as vendas? Veja algumas dicas a seguir!

1 – Não deixe de pensar no seu prospect

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, muitos vendedores esquecem de considerar as dores do prospect ao elaborarem a proposta.

É fundamental que, na etapa de prospecção, você tire um momento para conhecer melhor o seu potencial cliente e aquilo que ele considera importante.

Depois, desenvolva o orçamento sempre com essas informações em mente. Assim, muito mais do que o preço, você consegue oferecer uma série de outros benefícios que podem tornar a sua proposta mais interessante.

Para facilitar, pode valer a pena criar um roteiro de perguntas a serem feitas antes do orçamento.

2 – Desenvolva soluções personalizadas

Criar propostas a “toque de caixa” pode fazer com que a sua empresa perca muitos pontos. Afinal, é praticamente impossível que um orçamento padrão atenda à todas as necessidades de seus clientes.

Pense em como fazer para que as propostas sejam direcionadas para cada um dos prospects. Nem que as mudanças sejam sutis.

Muitas vezes, apenas mudar a forma de escrever uma informação já pode fazer toda a diferença para que a sua proposta se sobressaia em relação às demais.

3 – Seja objetivo e claro

Outro ponto importante aqui é tentar deixar todas as informações o mais claras possíveis na proposta. Afinal, você não estará presente para responder às dúvidas do cliente.

A partir do momento em que o seu orçamento se tornar confuso ou muito complexo, pode ter certeza que você estará abrindo espaço para que os concorrentes tenham mais chances.

Por isso, tenha em mente as dores do cliente e o nível de conhecimento que ele tem sobre o seu produto/ serviço. Assim, você consegue redigir a proposta de forma que não fique nenhuma dúvida para ele.

4 – Cause um impacto e seja rápido

Muitas vezes, o simples fato de o concorrente enviar a proposta primeiro já faz com que ele ganhe pontos extras. Por isso, a agilidade no envio do orçamento também faz toda a diferença.

Ao mesmo tempo, as aparências sempre importam e, portanto, você deve causar um impacto positivo com a sua proposta.

Vale a pena investir em um formato que tenha a “cara” da sua empresa e transmita os valores agregados que vocês oferecem. Com isso, você aumenta as chances de passar mais credibilidade e ficar na lembrança.

Por fim, lembre-se de que o seu potencial cliente estará cotando com outras empresas. Dessa forma, quanto mais direcionada a sua proposta for para suprir às necessidades dele, maiores as chances de o fechamento acontecer!

5 – Enviar, acompanhar e cuidar do cliente

Neste momento a organização é fundamental. Em primeiro lugar, deve ligar para ter certeza que o cliente recebeu pois pode ter caído no “spam” quando foi enviada via e-mail.

Alguns clientes solicitam e preferem a comunicação via whatsapp e outros clientes preferem que você ligue para alinhar e ajuda-lo a tomar decisão.

Em seguida, você deve construir um relacionamento produtivo para garantir o cliente escolher você e a sua empresa. Muitos profissionais acabam se perdendo na gestão de proposta e infelizmente ficam uma máquina de fazer propostas e perdem o time do fechamento.

Com estas dicas da consultora e profissional de treinamento Marcia Pinto Rodrigues temos  certeza que você já faz bem o seu trabalho e com um pequeno ajuste pode obter muito mais resultados. Boas vendas!

A importância da proposta personalizada para vender mais was last modified: março 14th, 2019 by Mais Treinamento
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