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Você mantém um acompanhamento dos seus leads?

Não manter um relacionamento com os leads obtidos pode custar muito caro para a sua empresa. Veja como reverter esse cenário!

Muitas vezes, um lead é deixado de lado pela equipe de vendas, mesmo após todo o trabalho para encontrá-lo e apresentar uma proposta.

Essa situação pode ocorrer por diversos fatores, seja por falta de organização ou, então, pelo vendedor não acreditar no potencial daquele prospect em fechar negócio.

No entanto, o fato é que essa falta de acompanhamento dos leads pode estar custando muito caro para a sua empresa. Afinal, não é só porque um prospect não converteu agora que isso significa que ele não é qualificado ou que ele jamais se tornará um cliente.

Será que vocês não estão perdendo oportunidades por causa de falhas no processo? Siga com a leitura e descubra!

Vender exige organização

Já se foi o tempo em que vender podia ser uma tarefa realizada com base na intuição dos profissionais. Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que a empresa conte com processos claros e eficazes. Além de equipes altamente capacitadas e treinadas.

Quando não há fluxos bem definidos de prospecção, o que acontece é que diversas oportunidades ficam perdidas.

Assim, o tempo e os investimentos dedicados as vendas se tornam mais custosos. Resultando em uma grande perda de eficiência para a empresa.

É por isso que a capacitação dos vendedores e a otimização dos processos precisam andar lado a lado. Caso contrário, dificilmente os resultados começarão a melhorar.

Mantenha um cadastro dos leads

Como dissemos no início do artigo, não é só porque um potencial cliente não fechou negócio que isso significa que ele deve ser desconsiderado.

É fundamental que toda a equipe de vendas mantenha o cadastro e o histórico de todos os prospects com que foi realizado um contato. Nesse cadastro, além dos dados de contato, insira as informações relevantes, como os objetivos dos prospects, seus problemas e o que foi conversado até então.

O ideal é que todo esse acompanhamento seja realidade com uma ferramenta específica, como um CRM. Isso porque, ao contrário de planilhas no Excel, o CRM ajuda a organizar as informações e a gerar relatórios.

Além disso, uma ferramenta do tipo facilita o compartilhamento de informações. Assim, um lead não fica perdido caso algum vendedor saia da empresa.

Faça a nutrição dos leads

Nutrir leads significa manter um relacionamento com eles, mesmo que a venda não tenha sido concretizada naquele momento.

Essa atividade pode ser realizada de diversas maneiras. Enviar e-mails frequentes, produzir conteúdos que ajudem os prospects a seguir pela jornada de compras ou, então, convidá-los para eventos relevantes são apenas alguns exemplos.

Com uma boa estratégia de nutrição, é possível manter os leads sempre por perto. Dessa forma, quando o momento chegar e eles estiverem prontos para tomar uma decisão, a sua empresa será a primeira a ser lembrada.

Dessa forma, é possível automatizar o relacionamento com os prospects e evitar com que oportunidades sejam perdidas pela simples falta de contato.

Monitore o processo de prospecção

Por fim, mantenha um acompanhamento frequente do processo de prospecção. Sempre tentando estabelecer indicadores de resultados para cada uma das etapas adotadas.

Aqui, alguns exemplos são o número de novos contatos realizados vs. a quantidade de propostas enviadas. Ou, então, o tempo de fechamento de cada novo cliente.

Essa atividade é importante para que o processo seja aperfeiçoado constantemente. Além disso, o monitoramento ajuda a identificar as melhores oportunidades e a entender mais a fundo o comportamento dos clientes.

Em resumo, é importante ter em mente que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade no mundo das vendas. Afinal, de nada adianta realizar diversas ligações todos os dias se os contatos forem perdidos e, no final do mês, nenhuma nova venda for realizada.

Você já faz o acompanhamento dos seus leads? Como esse trabalho é realizado? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências!

Você mantém um acompanhamento dos seus leads? was last modified: fevereiro 27th, 2019 by Mais Treinamento
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