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A regra dos 80/20 e seus impactos nas vendas e faturamento

80% do faturamento da empresa é proveniente de 20% dos clientes. Veja como usar este princípio para vender mais e melhor!

Você já ouviu falar na regra dos 80/20? Também conhecida como princípio de Pareto, ela diz que 80% da receita da sua empresa é proveniente de 20% da cartela de clientes.

Em outras palavras, são poucos os clientes que realmente têm o potencial de trazer retorno para a empresa. Portanto, se você não souber quais são essas contas, estará correndo o risco de perdê-las. E, consequentemente, de comprometer em boa parte os resultados do negócio.

Quer entender melhor a regra dos 80/20 e como ela impacta na lucratividade e no relacionamento com os clientes? Siga com a leitura desse artigo!

Como funciona a regra dos 80/20

O princípio de Pareto acontece em decorrência de vários fatores. No entanto, o principal deles está no fato de que, provavelmente, os seus top 20% de clientes gastam significativamente mais do que os restantes. Por isso, eles representam 80% do faturamento do negócio.

Isso pode acontecer por diversos motivos: porque eles têm mais demanda, porque são clientes maiores ou, então, porque são os clientes que verdadeiramente entendem o valor do seu produto/ serviço.

O fato é que são esses 20% de clientes que mantém a empresa ativa e lucrando. Por isso, são estes que clientes que merecem uma atenção maior.

A importância dos 20%

Não é uma tarefa difícil de identificar estes clientes dos 20%. Inclusive, essa é uma resposta que, provavelmente, a equipe de vendas já têm na ponta da língua.

A grande questão aqui é que sempre é mais fácil vender para os clientes atuais. E se eles já compram mais ou já enxergam alto valor na sua oferta, as oportunidades são ainda maiores!

Isso tudo significa que o grande “pote de ouro” da equipe de vendas está em justamente direcionar os esforços nos 20%. E não necessariamente investir tempo e dinheiro em constantemente atrair clientes novos.

O que você faz para os 20%?

Neste sentido, é importante dedicar alguns minutos para entender o que a sua empresa tem feito de diferente para os 20% dos clientes.

Há algum atendimento ou relacionamento especial? Há um acompanhamento para entender os resultado que o produto ou serviço está trazendo para eles?

Descobrir a resposta para essas perguntas e aplicar abordagens e estratégias que funcionem para os 20% vai colaborar para melhorar também o relacionamento e as vendas com os demais 80%.

Com isso, é possível melhor o resultado da empresa como um todo. Ao mesmo tempo em que se aprimora e reforça ainda mais os diferenciais e os valores do negócio.

A mesma lógica vale para os produtos/ serviços

Vale dizer que a regra dos 80/20 também se aplica aos produtos e serviços que a sua empresa vende. Se você fizer uma análise rápida, vai notar que 20% dos produtos correspondem a 805 do faturamento.

Dessa forma, é possível associar os clientes mais lucrativos às ofertas com maior aderência. O resultado é uma empresa com alto poder de lucratividade, além da comissão garantida para os vendedores.

Além disso, os esforços e investimentos para vender a clientes atuais é sempre menor. Dessa forma, focar em construir um relacionamento próximo é o grande segredo do sucesso para vendas.

Para isso, crie uma aproximação tanto com o decisor quanto com o influenciador. Assim, ficará muito mais fácil de identificar oportunidades ou, então, de corrigir falhas e manter o cliente satisfeito!

A regra dos 80/20 e seus impactos nas vendas e faturamento was last modified: junho 12th, 2019 by Mais Treinamento
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