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Como estimular a equipe a prospectar novos clientes

Prospectar novos clientes é um dos principais objetivos do setor de vendas. Descubra neste post como engajar a equipe nesta atividade tão importante para o negócio.

Prospectar novos clientes é uma das atividades mais importantes da equipe de vendas. 

No entanto, é natural que com o passar dos anos, exista certa acomodação da área comercial, principalmente, quando a empresa consegue estabelecer um bom número de clientes que supre suas necessidades.

Essa situação não é boa para o negócio e inibe o crescimento da operação. Geralmente este cenário só é percebido quando a concorrência já está tomando espaço no mercado.

Estimular a equipe de vendas a prospectar novos clientes é a obrigação da diretoria e da gerência comercial, que precisa estar atenta às movimentações de mercado e buscar diariamente novas oportunidades para a empresa.

Nesse post vamos apresentar dicas para que a equipe esteja capacitada a prospectar novos clientes. Continue lendo e confira!

Como funciona o mercado?

O mercado está cada vez mais concorrido, uma vez que o mundo se tornou globalizado e produtos fabricados em todas as partes do planeta são encontrados nas prateleiras.

Os processos estão mais sofisticados e campanhas de marketing chamam a atenção para novas experiências, agregando valor e criando diferenciais que conquistam o público.

As empresas que não se renovam tendem a lentamente desaparecer, pois, o mundo nunca foi tão dinâmico como é hoje.

O consumidor exige qualidade, agilidade e presteza no atendimento, e isso só é conquistado a partir de um planejamento estratégico que esteja voltado a manutenção dos atuais clientes e na prospecção de novas oportunidades.

Estimular a equipe a prospectar novos clientes é vital

Uma empresa precisa estimular a equipe a prospectar novos clientes, sob pena de não conseguir sobreviver.

No entanto, algumas resistências podem ser observadas neste processo, como, por exemplo:

  • a empresa já possui uma carteira de clientes consolidada,
  • não existe o interesse em crescer com a operação,
  • supõe-se que os produtos e serviços jamais deixarão de ser contratados,
  • no momento certo, a empresa irá saber como reagir e buscar novos negócios.

Na maior parte das vezes esses argumentos são pretextos para o não enfrentamento dos esforços que devem ser desenvolvidos para que a empresa se modernize, voltando a ter competitividade.

Neste contexto se faz necessário que a equipe comercial volte a prospectar novos clientes, e isso é possível a partir de algumas ações:

Política de estímulo adequada para a equipe de vendas

Uma forma de incentivar a equipe a prospectar novos clientes, é oferecer premiações especiais para as vendas realizadas em novas contas.

Normalmente o vendedor está inclinado a cumprir suas metas buscando negócios nos tradicionais clientes que todos os meses compram. Muitos deles diminuem os esforços quando seus objetivos são alcançados.

Incentivá-los na busca por novos clientes, oferecendo premiações e criando regras que estabelecem como meta a abertura de novas oportunidades é uma forma de se alterar a mentalidade existente.

O trabalho conjunto de marketing e vendas

Outro ponto fundamental é alinhar os objetivos da área de marketing e vendas, onde as equipes possam conversar entre si e trabalhar em conjunto.

É muito comum as campanhas de marketing serem desenvolvidas sem uma consulta a equipe de vendas, o que acaba gerando despesas que não trazem retorno.

O alinhamento do planejamento entre marketing e vendas é essencial para que as áreas se esforcem para alcançar os mesmos objetivos, nesse caso, um plano de captação e prospecção de novos clientes.

Apoio e suporte necessário para a equipe

Para se obter sucesso no objetivo de prospectar novos clientes, é essencial que a equipe de vendas tenha o apoio e suporte necessários para realizar suas tarefas.

Para isso são necessários recursos para se criar tais condições, como:

A equipe comercial precisa estar capacitada para otimizar seus resultados e isso só é possível através de um plano de treinamento desenhado e orientado para a realidade da empresa.

Para transformar uma equipe, mudando suas atitudes e obter foco nos resultados e na produtividade pode ser necessário a ajuda de especialistas em comportamento humano que irão saber como trabalhar o potencial das pessoas para se atingir os objetivos estabelecidos.

Agora que você já sabe como estimular a equipe a prospectar novos clientes, acesse nosso site e conheça nossas soluções para sua empresa aumentar sua fatia de mercado e alavancar seus resultados.

Como estimular a equipe a prospectar novos clientes was last modified: janeiro 29th, 2020 by Mais Treinamento
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