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Você consegue fechar uma venda com cinco perguntas?

Saber ouvir é a habilidade mais importante que você pode desenvolver para se tornar um vendedor de alta performance.

É interessante notar que sempre estamos preparados para falar, mas não para ouvir e fazer as perguntas certas.

A grande questão é que, para construir uma comunicação de influência, é preciso fazer perguntas poderosas e ouvir mais o cliente. E isso vale tanto para aquilo que ele verbaliza quanto para aquilo que fica oculto nos sinais corporais.

Se você tivesse o desafio de fechar uma venda com apenas cinco perguntas, será que você conseguiria?

O segredo está na conexão

Provavelmente, você já viveu situações em que o cliente fica em dúvida se deve ou não fechar negócio. E transmitir a confiança para que ele tenha certeza de que está tomando a decisão certa demanda criar conexões.

Tenha em mente que o papel do vendedor não é simplesmente vender. E sim, munir o cliente de informações, estimular o seu entendimento e incentivar insights para que a melhor decisão seja realizada.

É exatamente por isso que é fundamental que o vendedor esteja em sintonia com o cliente. Portanto, é importante não rotular o cliente, buscar ouvi-lo para ajudá-lo e apresentar soluções para os seus problemas.

Ao adotar essa postura, é possível criar uma conexão com o cliente. Assim, ele deixa de enxergá-lo como um vendedor e passa a desenvolver uma relação de confiança com você. E isso faz toda a diferença para que o cliente fique mais receptivo.

As perguntas que fazem a diferença

Depois que a conexão foi criada, você pode partir para as cinco perguntas que vão ajudá-lo a fechar negócio:

1) Quais os critérios que você considera na hora de comprar X?

Com a resposta dessa pergunta, você consegue identificar os pontos considerados como importantes pelo cliente ao tomar a decisão. Além disso, você já começa a isolar o fator preço da conversa.

2) O que é qualidade para você?

Essa pergunta é extremamente importante para você identificar os critérios de compra do seu potencial cliente. É a partir dessa resposta que você vai tentar o seu primeiro “sim”.

3) Então quer dizer que X, Y e Z são sinônimos de boa qualidade para você?

Ao repetir o que o cliente disse anteriormente, você conseguirá o seu primeiro “sim” da conversa.

4) Se eu oferecesse X, Y e Z a um preço justo, você compraria o meu produto/ serviço?

Provavelmente, o cliente te dirá um novo “sim”, indicando que ele está aberto para realizar a compra.

A pergunta derradeira para fechar negócio

Quando você desenvolve uma boa sintonia com o cliente, você tem abertura para fazer as perguntas acima. Assim, é possível entender o quão próximo ele está de fechar o negócio.

Agora, o que você precisa descobrir é se essa decisão está para acontecer agora ou se ainda há um caminho para percorrer.

Uma boa maneira de fazer esta análise é com mais uma pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você fazer essa compra?”.

Ao receber este questionamento, o cliente vai saber te informar com maior precisão a respeito de como ele se sente. E essa técnica costuma funcionar para todos os processos de venda.

Se o seu cliente deu uma nota baixa, pergunte o que você pode fazer para chegar no 10. Assim, você terá ainda mais informações para direcionar a conversa para o caminho que ela precisa ir.

Por fim, tenha em mente que estamos falando de criar conexões e adotar uma abordagem mais consultiva nas vendas. Por isso, deixe os antigos hábitos de lado de tentar empurrar uma venda a qualquer custo. Afinal, é justamente esse tipo de atitude que vai acabar afastando o cliente de você.

Lembre-se de que ouvir e estar em sintonia com o cliente é o grande sucesso para se tornar um bom vendedor. E, se você precisa de ajuda para desenvolver essas habilidades, não deixe de conhecer os nossos cursos.

Você consegue fechar uma venda com cinco perguntas? was last modified: abril 24th, 2019 by Mais Treinamento
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