X

Liderança tática e estratégica: o caminho para alcançar o sucesso!

Saiba porque a liderança tática e estratégica é um requisito fundamental para todos aqueles que desejam levar a equipe e a empresa ao sucesso! 

Sem uma liderança tática e estratégica dificilmente uma equipe de futebol consegue conquistar a vitória e o mesmo acontece dentro de uma empresa.

Independentemente de qual seja o desafio, para solucioná-lo precisamos usar um plano que envolve a estratégia, tática e ação. 

Em uma organização esse planejamento influencia no resultado da equipe e nos números da empresa. 

Você já deve ter ouvido falar da liderança do ponto de vista de Maquiavel, escritor, filósofo e pensador político do Renascimento que orienta a pensar estrategicamente e a agir taticamente.

Existe diferença entre liderança tática e estratégica?

Tática e estratégia são palavras e ações distintas.

Liderança tática e estratégica se complementam e potencializam o sucesso do gestor, da equipe e do empreendimento. 

Durante uma partida de futebol o técnico precisa coordenar um conjunto de ações baseado na análise do jogo para alcançar o objetivo, isso se chama estratégia. 

A tática vai compreender toda a movimentação que ele fará para pôr em ação a sua estratégia, como substituições e novos comandos de marcação. 

No entanto, voltamos a lembrar que elas se complementam e o gestor precisa elaborar suas estratégias de forma que as táticas sejam facilmente convertidas em ação. 

Ou seja, na estratégia o líder vai definir seu objetivo e como irá fazer para alcançá-lo, na tática irá se concentrar nas ações e ferramentas para a execução. 

Por isso todo líder precisa saber ser tático e estratégico em sua função.

Como ser tático?

O líder tático precisa aprender a usar sua capacidade para estimular e promover a energia, o talento e a competência dos membros da sua equipe. 

É a tática que garante a execução da estratégia, por isso, essa característica é fundamental em qualquer tipo de liderança em toda empresa. 

Será por meio dessa habilidade que o gestor pode cumprir e fazer executar as estratégias estabelecidas por ele ou pela direção da instituição em que trabalha. 

O líder tático também aprende a reagir e enfrentar mudanças que podem ocorrer e tomar novas decisões

Por mais planejada que seja a movimentação de uma peça no tabuleiro de xadrez, cada movimento pode exigir mudança na estratégia e novas ações táticas. 

Como ser estratégico?

No livro Gigantes da Estratégia os autores trazem algumas lições dos titãs da tecnologia, dentre elas: olhe para o futuro, raciocine no presente. 

Essa estratégia pode ser levada para a sua vida pessoal. 

Se você vislumbra ser um líder de sucesso sua tática pode ser a de investir em treinamentos, formações e especializações para adquirir conhecimentos e aplicá-los a longo prazo. 

Como a liderança tática e estratégica devem trabalhar em conformidade o líder estratégico precisa:

  • identificar prioridades,
  • conhecer as competências de cada membro da equipe,
  • não ter medo de errar e recomeçar.

Com o tempo o líder vai aprendendo que as melhores estratégias serão sempre aquelas que têm como base táticas funcionais e capazes de serem aplicadas no tempo necessário. 

A liderança tática e estratégica forma outros líderes

Todo bom profissional deseja evoluir profissionalmente e galgar novos desafios na sua carreira.

Por isso, gestores de sucesso se preocupam em identificar novos talentos para investir na formação de novos líderes. 

Agora que você sabe sobre a importância da liderança tática e estratégica, que tal desenvolver e potencializar habilidades no seu time de líderes com a Mais Treinamento?

Liderança tática e estratégica: o caminho para alcançar o sucesso! was last modified: julho 13th, 2020 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."