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Mix de produtos: saiba como trabalhar com ele

O varejo precisa possuir um bom mix de produtos para aumentar suas possibilidades de vendas e atender às necessidades da clientela. Saiba mais lendo nosso post!

Para manter-se competitivo no mercado é necessário diversificar e ampliar o leque de ofertas. Ter um bom mix de produtos pode alavancar as vendas de qualquer varejista.

Os dados comprovam: segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisas em Marketing Popai, 85% dos consumidores decidem o que irão levar no posto de venda, ou seja, compram por impulso. 

Ficou interessado em melhorar esse ponto da sua loja? Nesse post você vai aprender como trabalhar com o mix de produtos. Continue lendo e confira!

Como fazer para trabalhar com o mix de produtos?

O mix de produtos pode ser definido como todo o conjunto das mercadorias que você oferece na sua loja ou no seu estabelecimento. 

Uma loja que vende aparelhos celulares, por exemplo, tende a oferecer produtos relacionados com esse tipo de mercadoria, como: 

  • capa de proteção, 
  • película, 
  • cabos, 
  • cartões de memória, 
  • etc.

O mesmo vale para serviços. 

Se você tem uma academia, por exemplo, pode dispôr serviços de nutricionistas, comercializar roupas e calçados especiais, bem como ofertar uma linha de produtos complementares para alimentação e suplementação, e aproveitar a emoção dos frequentadores para oferecer essas novidades.

No entanto, para ter sucesso nessa oferta de produtos complementares, é importante levar em conta alguns fatores, como: 

01. Conhecer o seu público

O mix de produtos ajuda a definir a identidade da empresa e deve, portanto, estar relacionado com o perfil do público que se deseja atender. 

É preciso ter empatia para atendê-lo melhor e saber quais são os itens que realmente fazem sentido para ele. 

02. Ter uma variedade diversificada de produtos

Após conhecer o seu público, pense na variedade de produtos ou serviços que você pode oferecer para ele.

Para isso, é preciso ter conhecimento acerca de alguns pontos importantes:

  • abrangência do seu negócio,
  • sazonalidades,
  • identificação dos produtos que mais têm saídas. 

03. Oferecer um mix de produtos diferente dos seus concorrentes

Conheça os seus principais concorrentes e os produtos oferecidos por eles.

Seu mix de produtos deve oferecer:

  • itens diferenciados,
  • maior qualidade,
  • preços condizentes com o perfil do seu cliente.

04. Organize estrategicamente sua loja

Quando uma loja ou um estabelecimento amplia seu leque de ofertas e passa a contar com mix de produtos é preciso atentar para a organização do local.

É importante não sobrecarregar prateleiras ou gôndolas, permitindo boa visibilidade e fácil alcance para os clientes, em especial dos itens que têm maior margem de lucro e são o core business do negócio.

05. Mantenha o equilíbrio

Quanto maior o seu mix de produtos, melhores serão as oportunidades para venda. 

No entanto, é preciso tomar cuidado para não comprometer seu caixa com produtos parados em estoque.

06. Capacite seus colaboradores

Todo cliente deseja ser atendido com profissionalismo e exclusividade, e sua equipe de colaboradores precisa estar capacitada para entender e atender as necessidades de cada consumidor.

Colaboradores capacitados sabem melhor como oferecer e trabalhar com o mix de produtos, abordando e ajudando na decisão de compra do cliente e otimizando as vendas, por isso, invista em treinamento de vendas!

Para esse ponto, conte com a Mais Treinamento! Conheça nossas capacitações personalizadas e solicite um orçamento.

Mix de produtos: saiba como trabalhar com ele was last modified: dezembro 10th, 2019 by Mais Treinamento
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