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Novos canais de comunicação: como preparar a equipe comercial para a prospecção?

Os novos canais de comunicação modificaram a forma da equipe comercial realizar as prospecções. Preparar a equipe para esse momento é fundamental!

A área comercial sofreu muitas mudanças na prospecção de clientes a partir da inserção de novos canais de comunicação no mercado.

A tecnologia modificou as formas de relacionamento e o vendedor precisa conhecer essas possibilidades para se enquadrar a essa nova realidade no que se refere à comunicação.

Os clientes utilizam diversos canais para desenvolverem as suas tarefas, o que significa que a equipe de vendas deve se habituar a isso, quando precisa conhecer:

  • WhatsApp,
  • Webmeeting,
  • redes sociais.

Dominar essas ferramentas e estabelecer um diálogo direto com o seu público é fundamental para o sucesso das vendas.

Conhecer os novos canais de comunicação e preparar o time comercial para realizar prospecção através deles precisa ser um assunto prioritário em sua organização!

As mudanças com os novos canais de comunicação

Cada vez mais esses novos canais de comunicação fazem parte de nossas vidas e passam a integrar nossos relacionamentos profissionais.

Atualmente, é fundamental saber apresentar soluções de forma simples e clara, através de ferramentas que possibilitem a atenção e despertem os potenciais clientes a desejarem esclarecimentos e mais informações a respeito daquilo que se está oferecendo.

Como preparar a equipe para trabalhar com esses canais?

O primeiro passo para preparar uma equipe para desenvolver os trabalhos de prospecção utilizando os novos canais de comunicação está em apresentá-los aos vendedores.

Eles precisam conhecer as ferramentas e como tirar o melhor proveito de cada uma delas, uma vez que os recursos são muitos e os cuidados com uma padronização e discurso de vendas devem seguir o roteiro estabelecido pela corporação.

Portanto, é importante que todos saibam como proceder nas diversas situações e qual o caminho a ser tomado a partir dos relacionamentos estabelecidos.

Quais são os novos canais de comunicação?

Dentre os novos canais de comunicação existentes, alguns se destacam, tais como:

WhatsApp

O WhatsApp é possivelmente conhecido por todos os vendedores, uma vez que passou a ser um canal utilizado diariamente para a comunicação com os amigos e familiares.

No entanto, é preciso capacitá-los para a utilização de alguns recursos que facilitam a comunicação e agilizam os processos, por exemplo:

  • conversas em grupo,
  • envio de arquivos,
  • compartilhamento de links,
  • personalização de textos,
  • realização de pesquisas,
  • gravação de áudio sem manter o microfone pressionado.

Webmeeting

O Webmeeting ou videoconferência é uma maneira fácil e de baixo custo para o desenvolvimento de relacionamento com os clientes, envolvendo uma ou mais pessoas, possibilitando a realização de uma reunião.

Além do contato que se torna mais pessoal em função da imagem, arquivos podem ser transferidos e apresentados na tela, possibilitando demonstrações e detalhamento técnico de produtos ou serviços que estão sendo oferecidos.

Essa ferramenta ganha cada vez mais força, especialmente com os problemas atuais que estamos vivendo em função da Covid-19, quando sua equipe precisa estar pronta para atender às solicitações dos clientes que envolvem a realização de reuniões remotas.

Redes sociais

Dentre os novos canais de comunicação, as redes sociais são destaques, pois através delas torna-se possível atingir o público-alvo do seu segmento.

Os vendedores devem estar presentes naquelas que são utilizadas pelos clientes potenciais, participando de grupos e interagindo com os demais membros.

As principais redes sociais que devem ser conhecidas pelo time comercial são:

Grandes oportunidades surgem a partir das interações e trocas de informações nesses canais, mas, para isso, a equipe de vendas precisa também estar preparada para realizar esses contatos.

As técnicas de comunicação precisam ser conhecidas, portanto, a capacitação dos vendedores é fundamental.

As avaliações comportamentais dos possíveis clientes, somadas ao uso de técnicas específicas, fazem toda a diferença na conquista dos resultados.
A Mais Treinamento é uma empresa especializada na capacitação e preparação da sua equipe comercial para a utilização dos novos canais de comunicação. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura e forma de trabalho!


Novos canais de comunicação: como preparar a equipe comercial para a prospecção? was last modified: fevereiro 8th, 2021 by Mais Treinamento
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