O resultado das vendas é diretamente proporcional à capacitação da equipe comercial. Profissionalizar vendedores é investir no sucesso!
Melhorar o resultado das vendas é o desejo de qualquer empreendedor e, para isso, ele não mede esforços na busca de alternativas.
A análise constante dos números e o esforço para atrair clientes não param, fazendo com que diversas ações sejam tomadas, tais como:
- melhores preços,
- promoções,
- diversas opções de pagamentos,
- propaganda e ações de marketing.
No entanto, é comum que seja esquecida uma das mais importantes atividades, que pode modificar completamente os resultados do seu empreendimento, a capacitação da equipe de vendas.
A importância do treinamento da equipe comercial é fundamental para que se atinja o resultado das vendas!
Como melhorar o resultado das vendas?
Melhorar o resultado das vendas ocorre a partir de um bom planejamento estratégico, no qual os produtos e serviços oferecidos precisam ser valorizados e percebidos junto ao público consumidor.
Além disso, uma equipe bem preparada deve estar pronta para receber os clientes, apresentar novidades e direcioná-los para a concretização dos negócios.
Essa regra é válida para qualquer tipo de vendas, seja ela em uma loja, telemarketing ou nos negócios corporativos.
O treinamento e as técnicas apresentadas
Para desenvolver um bom treinamento com foco no resultado das vendas, é preciso em primeiro lugar de monitores capacitados, experientes e que conheçam a área para o sucesso da operação.
Portanto, é fundamental que técnicas sejam apresentadas, possibilitando ao vendedor:
- prospectar clientes e atrair a sua atenção,
- apresentar os produtos e serviços com qualidade,
- negociar,
- fechar pedidos.
Essas orientações, nas quais são apresentados detalhes que ocorrem no processo de relacionamento com os clientes, possibilitam que os vendedores estejam prontos a enfrentar objeções e as mais diversas situações.
Por que se perdem clientes e vendas?
Com a forte concorrência existente no mercado e as diversas possibilidades para que o consumidor faça a escolha do que e onde comprar, não é difícil imaginar que se o seu negócio não oferecer atrativos e diferenciais, as chances de sucesso tendem a diminuir.
Esses atrativos são encontrados nos produtos oferecidos, preços competitivos, qualidade dos serviços, mas, especialmente, no atendimento e na abordagem da equipe que se relaciona diretamente com o seu público-alvo.
Os atendentes e vendedores precisam estar preparados para isso, caso contrário, vendas e clientes são perdidos. Isso acontece normalmente, quando:
Sua equipe vende preço, e não valor
Sua equipe não consegue perceber valor naquilo que vende e vive reclamando que a concorrência oferece preços menores e melhores condições de pagamento.
Falta de atenção para com o cliente
Muitos vendedores não ouvem os clientes e oferecem produtos que não interessam a eles, o que os afasta e deixa a sensação de descaso e mau atendimento.
Falta de qualidade no atendimento
Vendedores despreparados, que não conhecem o que vendem e que parecem estar preocupados com outro assunto, causam a perda de clientes e oportunidades, comprometendo o resultado das vendas.
Falta de percepção e acompanhamento do processo de vendas
Finalmente, outro ponto que deixa as vendas fugirem para a concorrência está na falta de percepção e acompanhamento do processo. Os negócios precisam ser monitorados pelo vendedor desde a prospecção dos clientes até o fechamento do negócio.
Em muitos casos, quando se percebe, o cliente já comprou o produto em outro lugar.
Observe que todos esses fatores estão diretamente ligados com a equipe de vendas e, na maioria das vezes, o empreendedor e gestores não sabem o que está acontecendo, pois, o problema se dá pela total falta de preparação do time comercial.
Para resolver essa situação, é necessário investimento em capacitação e treinamento para que a equipe possa compreender todo o processo comercial, desde a prospecção até o pós-venda.
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