Quer saber o que são as objeções de vendas, quais são as mais comuns e como contorná-las? Leia o nosso post e confira como vender mais!
As objeções são muito comuns, principalmente em vendas mais complexas.
Felizmente, algumas medidas simples podem ser tomadas para reduzi-las, como:
- conhecer quais são as principais objeções dos seus possíveis clientes,
- entender porquê elas acontecem,
- descobrir como otimizar o atendimento ao cliente.
Segundo a Web Strategies, quando os consumidores apresentam algumas objeções e são bem atendidos, satisfazendo as questões, a taxa de sucesso de venda é de 64%.
Por isso, é fundamental buscar maneiras de transformar as inseguranças em um motivo para vender muito mais.
Continue lendo nosso post e saiba o que são as objeções, quais são as mais comuns e como contorná-las!
O que são objeções de vendas?
Objeções de vendas são os motivos que impedem o cliente de efetuar uma compra com você, ou seja, é uma barreira que deve ser ultrapassada.
Muitos vendedores acham que as objeções são algo negativo, mas elas não deveriam ser vistas dessa maneira!
Se o cliente tem alguma objeção, isso não quer dizer que ele não tenha interesse em fechar negócio, mas, sim, que ainda precisa ser convencido em algum aspecto ou apresenta alguma resistência que precisa ser transposta.
Por isso, é fundamental enxergar as objeções como algo a ser superado, não como um impedimento para fechar a venda.
Para se conseguir transpor esta etapa, é necessário conhecer a causa de cada uma delas e qual estratégia utilizar.
Quais são as objeções mais comuns?
As objeções dependem diretamente da área que a empresa trabalha, mas, em geral, as mais comuns envolvem:
Financeiro
A questão financeira quase sempre é uma objeção, ou seja, o cliente acha seu produto ou serviço muito caro, ou ainda não tem como fazer a compra esse mês.
Por mais que o fator financeiro seja realmente importante, deve-se ter em mente que essa objeção normalmente está camuflando outras.
Se o cliente acha seu produto ou serviço caro, e o preço está dentro do valos cobrado pelo mercado, talvez ele ainda não tenha percebido o real valor oferecido pelo produto ou serviço. Por isso, tente frisar os benefícios da compra.
Além disso, invista em depoimentos de clientes satisfeitos e ofereça diferentes maneiras de pagamento.
Falta de urgência
Outra objeção comum é a falta de urgência para realizar a compra, ou seja, o cliente sabe dos benefícios oferecidos, mas ainda não sente a necessidade de gastar dinheiro com isso.
Nesse caso, você deve frisar como o produto soluciona um problema do cliente e como isso pode trazer facilidades e ganhos para o seu cotidiano.
Como reduzir as objeções de venda?
Independente de qual seja a objeção, existem alguns passos para conseguir reduzi-las e vender muito mais.
Nossas dicas são:
1. Conheça o seu cliente
O primeiro passo para resolver uma objeção é conhecer bem o seu cliente, saber de que forma ele gosta de se comunicar, em que etapa do funil está e até mesmo quais conteúdos ele consumiu.
Dessa forma, os vendedores conseguirão se comunicar de maneira mais efetiva, realizando uma abordagem diferenciada para cada cliente.
2. Escute o seu cliente
Um dos grandes problemas em vendas é a falta de atenção com o cliente em si, focando apenas na venda.
De acordo com Brevet, apenas 13% dos clientes acreditam que um vendedor realmente entende suas necessidades.
Por isso, busque falar menos do produto ou serviço, e mais do problema que o cliente deseja resolver. Escute antes de falar.
3. Invista em treinamentos
A melhor maneira de reduzir as objeções é mantendo o vendedor atualizado, sabendo novas técnicas de atendimento, de persuasão, de negociação e permanecendo continuamente motivado.
A Mais Treinamento oferece várias capacitações voltadas para a equipe, desde o líder até o vendedor, buscando a atualização e motivação dos profissionais da sua empresa.
Entre em contato conosco, conheça nossos treinamentos e veja como um vendedor bem capacitado pode reduzir as objeções de vendas e alcançar melhores resultados!