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Primeira abordagem ao cliente: não perca essa chance!

Será que o primeiro contato com os prospects não é o motivo que está fazendo você perder vendas? Entenda como melhorar essa abordagem!

O primeiro contato com um potencial cliente é um momento único. E, exatamente por isso, ele pode ser determinante para que a conversa evolua e, claro, resulte em uma nova venda.

No entanto, muitas pessoas ainda não gastam nesta importante etapa o tempo de pesquisa necessário. Com isso, os primeiros contatos se tornam genéricos, vazios de valor e totalmente invasivos aos clientes.

Será que você não está perdendo chances de vendas justamente por isso? Continue com a leitura e descubra!

 

Comece antes de pegar o telefone

A prospecção de clientes começa muito antes de você pegar o telefone ou mandar um e-mail. Afinal, quanto mais informações você tiver sobre a pessoa que está do outro lado da linha, maiores as chances de criar conexões com ela.

Isso significa que o processo de vendas deve se iniciar com um profundo conhecimento do seu público-alvo. Entender quais os seus problemas e dores, bem como o contexto em que ele vive ou atua fazem toda a diferença aqui.

Assim, quando você conseguir falar com a pessoa certa, já terá dados suficientes para direcionar a conversa e fazer uma abordagem agradável e interessante.

Outro ponto aqui está no fato de você também ser um profundo conhecedor daquilo que vende. Parece um conselho óbvio, mas muitas empresas ainda falham em agregar valor às suas ofertas, fazendo com que elas percam para a concorrência.

 

Use as ferramentas a seu favor

Se você está se questionando sobre como pode conhecer melhor um potencial cliente com quem ainda não teve contato, você deve estar se esquecendo da época em que vivemos.

Hoje em dia, é muito fácil descobrir quem é uma pessoa com a internet. Informações estão disponíveis em redes sociais e sites. Por isso, não costuma ser difícil ao menos traçar um perfil do seu prospect.

Manter um CRM atualizado também faz toda a diferença aqui. Assim, você pode retomar conversas prévias e manter uma abordagem muito mais pessoal. E isso, logo de cara, já vai demonstrar o seu interesse pela pessoa que está do outro lado.

 

Capriche na sua primeira impressão

A primeira impressão é sim a que fica. Especialmente quando estamos falando de contatos por telefone ou por-email.

Garanta que seu discurso seja claro e profissional. Apresente-se, diga o motivo da ligação e demonstre que você fez a sua lição de casa e conhece o prospect.

Quando houver algum intermediário entre você e o decisor, como uma secretária, também construa um relacionamento com essa pessoa. Assim, você não será impedido de falar com quem realmente está buscando.

 

Mantenha em mente que esse é o primeiro contato

Essa é outra daquelas dicas que parecem bobas, mas onde as pessoas costumam pecar. Você está fazendo uma primeira abordagem com um potencial cliente. Por isso, não deve se apressar em vender para não soar invasivo.

Faça perguntas mais abertas e tente entender os principais problemas do prospect. Assim, você conseguirá direcionar melhor os próximos contatos e começar a oferecer valor de acordo com a oferta que vai apresentar.

 

Por fim, não deixe de alimentar o histórico deste prospect e nem de retomar o contato em alguns dias. O grande segredo aqui é despertar a empatia e deixar uma boa impressão.

Não se apresse e nem tente empurrar produtos ou serviços antes da hora. Você verá que, assim, as chances de este primeiro contato se transformar em uma venda serão muito maiores!

Primeira abordagem ao cliente: não perca essa chance! was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
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