Conheça algumas estratégias para segurr a ansiedade e reverter os cenários de perda de clientes!
Perder um cliente nunca é o ideal. No entanto, no mundo dos negócios, sempre estamos suscetíveis a isso, mesmo que a empresa tenha uma boa política de relacionamento.
Ainda assim, nem tudo está perdido quando o cliente deixa a empresa ou quando demora muito para tomar uma decisão. Inclusive, uma postura mais consultiva e próxima justamente nesses momentos pode fazer toda a diferença para que a sua empresa não saia de cenário de vez.
Será que os clientes não estão se afastando porque a sua equipe está desistindo cedo demais?
Siga com a leitura e veja como recuperar clientes perdidos ou não desistir do fechamento antes da hora!
1 – Entenda os motivos
Nenhum cliente vai embora sem nenhum motivo. Algo precisa ter acontecido para ele tomar esta decisão e, portanto, é preciso entender qual foi o gatilho para que a empresa possa continuar evoluindo.
Sempre que um cliente comunicar o cancelamento, tente entender por qual razão ele tomou a decisão. Então, aproveite para olhar para a empresa e fazer uma avaliação daquilo que pode ser melhorado e quais os diferenciais que vocês podem valorizar ainda mais durante as vendas.
Lembre-se de que o primeiro passo para ter um cliente de volta é garantir que os demais não vão embora.
2 – Não suma do radar
Muitas empresas esperam anos até retomarem o contato com o cliente que se distanciou e este é um grande erro.
É fundamental encontrar maneiras de ficar no radar do cliente. Mas de forma educada e que traga algum valor para ele.
Para isso, mostre que você está aberto a ajudar, mesmo que vocês não tenham mais a relação comercial. Compartilhe notícias e informações relevantes para ele e mostre que está disposto a ajudá-lo a superar os desafios.
Assim, quando o momento chegar, pode ter a certeza de que você será o primeiro a ser lembrado!
3 – Conquiste território aos poucos
Muitas vezes, estratégias muito agressivas para retomar o cliente acabam assustando. Por isso, pode ser melhor “correr pelas beiradas” e ir reconquistando o seu espaço aos poucos.
A adoção de uma postura de ajuda já colabora bastante com isso. Aqui, ainda pode ser interessante oferecer outros serviços ou produtos (menores, mais baratos ou diferentes) para que o cliente enxergue outras possibilidades.
Com isso, você vai conquistando o seu espaço de volta aos poucos e sem correr o risco de afastar o cliente ainda mais.
4 – Avalie se o problema não é você
Uma relação comercial é muito parecida com um casamento. E, muitas vezes, a química simplesmente não bate.
Um bom vendedor sabe colocar o seu ego de lado e não tem medo de admitir quando esse é o caso. Afinal, vale muito mais a pena se afastar do projeto do que perder o cliente de vez.
Portanto, é importante tentar deixar a ansiedade de lado e manter um bom relacionamento nesses momentos.
Com certeza, ao focar em um relacionamento duradouro e benéfico para ambos os lados, você colherá frutos positivos. Nem que eles demorem um pouco mais a acontecer!
5 – Assuma a postura de ajudar e trocar experiências.
Ao assumir que você é um consultor que aprende todo dia com a diversidade de clientes e informações disponíveis no mercado. Você torna-se um profissional de valor pois estimular o cliente pensar em soluções dos desafios do dia a dia. Como você se senti quanto ajuda alguém? Vale a pena, não é mesmo?
Vendas é apenas uma consequência do relacionamento produtivo baseado em respeito e troca de experiência. Para tal, é importante estar disponível e quer ouvir os clientes.