Uma equipe engajada e proativa é o sonho de todo empreendedor e gerente de equipes, principalmente quando falamos de uma área tão importante da empresa como o atendimento.
No entanto, manter a equipe motivada e fazer com que os funcionários tomem atitudes proativas e que estejam de acordo com a filosofia da empresa não é uma tarefa nada fácil.
Afinal, esse tipo de movimentação envolve apresentar ideias, se antecipar à problemas e buscar novos caminhos para que a empresa prospere.
Lidere pelo exemplo
O primeiro passo para estimular atitudes proativas no atendimento é olhar para si mesmo. Será que você, enquanto líder, está dando o exemplo e assumindo esse tipo de postura?
Ser um profissional comprometido, “abraçar” problemas e se mostrar constantemente disposto a aprender e a procurar novas maneiras de realizar as tarefas é uma excelente maneira de incentivar o restante da equipe a fazer o mesmo.
Lembre-se de que o líder é o grande responsável por “ditar o tom” do restante dos colaboradores, por isso, se as pessoas andam desmotivadas e apenas cumprindo ordens no automático, veja se isso não está acontecendo por culpa sua.
Ouça e reconheça
De nada vai adiantar exigir uma postura proativa da sua equipe se, quando ideias novas forem apresentadas, você não quiser ouvir ou estiver fechado a mudanças.
Uma empresa com cultura resistente a novidades e, até mesmo, que tende a punir os erros, dificilmente fará com que a equipe pense fora da caixa e obtenha mais autonomia para tomar decisões.
Por isso, tente não pré-julgar ideias e ouça atentamente todos os seus funcionários quando eles tiverem uma sugestão.
O reconhecimento individual e em equipe também é fundamental para continuar incentivando as pessoas a tomarem a frente e a pensarem sempre no crescimento do negócio.
Foque em uma comunicação aberta e transparente
Uma coisa é fato: ninguém consegue ser proativo e tomar decisões importantes em ambientes em que a fofoca impera e sempre há aquele mistério no ar sobre o que está acontecendo nos altos escalões da empresa.
A comunicação é um dos pilares de uma equipe de alta performance e compartilhar as informações relevantes com os seus funcionários fará com que eles se sintam mais seguros e envolvidos para apresentar ideias.
Outro ponto importante aqui são os feedbacks individuais a respeito do que cada um pode melhorar e do que está sendo realizado com eficácia.
Não deixe de também orientar a sua equipe e deixar claro o que é esperado de cada um para que eles saibam exatamente o que precisa ser feito.
Ofereça a qualificação e as ferramentas necessárias
Nenhuma pessoa vai se sentir segura em ser proativa se não tiver os conhecimentos e as capacidades necessárias para tanto.
Nesse sentido, realizar um treinamento de atendimento fará toda a diferença para capacitar ainda mais a sua equipe e engajá-los a enxergar a rotina de trabalho de uma maneira diferente para que novas soluções sejam propostas.
Quando mais capacitação a sua equipe receber, mais fácil será para que eles consigam expandir as abordagens e, assim, oferecer um atendimento muito mais qualificado e eficaz para os clientes!