Aquela ideia de que apenas a equipe de atendimento deve atuar com foco no cliente é bastante defasada e, inclusive, faz a sua empresa perder muito dinheiro.
É verdade que o time de atendimento precisa prestar ainda mais atenção nesse ponto, no entanto, oferecer experiências inesquecíveis para o cliente e fazer com que ele volte a fazer negócio novamente é um trabalho para toda a empresa.
Porque o foco no cliente é sinônimo de crescimento
Manter o foco no cliente traz dois enormes benefícios para a empresa.
O primeiro deles é o fato de que, quando bem atendidos, os níveis de satisfação aumentam. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e compre mais vezes. E, como você já leu em nosso blog, clientes fiéis são mais lucrativos e vantajosos.
O outro ponto está relacionado ao fato de que o foco no cliente transforma todas as pessoas da sua equipe em potenciais vendedores. Prestar atenção nas necessidades dos clientes abre caminho para identificar oportunidades e, assim, vender serviços ou produtos complementares.
Dicas para revolucionar o atendimento
Como fazer, então, para conquistar esse patamar tão vantajoso de foco total no cliente?
1 – Defina os valores da empresa
O primeiro passo começa muito antes de contratar e definir as equipes.
O atendimento cordial e de qualidade deve ser um dos valores da empresa para que, quando forem abertos os processos de contratação, as pessoas sejam avaliadas também com base nessa premissa.
Isso significa que é preciso contar com pessoas que tenham facilidade em se relacionar, sejam atenciosas, trabalhem bem e equipe e, principalmente, tenham empatia.
2 – Nunca pare de treinar
O treinamento em atendimento deve se tornar uma atividade rotineira da empresa.
Essa é uma ação que permite não apenas reciclar os conhecimentos e ensinar boas práticas às pessoas, como também reforça os valores de que o foco precisa estar no cliente.
Tenha em mente que, quanto mais qualificada as pessoas forem, maiores as chances de elas estarem preparadas a lidar com os mais diversos casos.
3 – Tenha processos e papéis claros
A falta de processos e a ausência de processos claros são os grandes inimigos da eficácia no atendimento ao cliente.
Quando isso acontece, as equipes tendem a se limitar a atividades rotineiras e, o pior de tudo, a não assumir a responsabilidade por baixos índices de satisfação dos clientes.
Por isso, é fundamental definir as responsabilidades e os caminhos que cada um deve tomar ao se deparar por uma situação. Essa atitude ainda colabora para aumentar a autonomia e a proatividade da equipe!
Quer entender melhor como o treinamento de atendimento pode ajudá-lo a formar equipes com foco no cliente? Acesse o nosso site e entre em contato!