A forma como a sua empresa atende e mantém o relacionamento com os clientes impacta não apenas nos níveis de satisfação dos mesmos, como também pode melhorar a produtividade da equipe como um todo e tornar a empresa mais lucrativa.
Isso acontece porque processos confusos ou a ausência de uma política bem definida de atendimento ao cliente pode levar à repetição de atividades desnecessárias e, até mesmo, demandar a contratação de funcionários de maneira desordenada.
Satisfação e fidelização
Antes de tudo, é importante entender que focar apenas na satisfação dos clientes pode não ser suficiente. A satisfação é um momento pontual e não fará com que o cliente volte a comprar com vocês.
Por isso, fidelizar clientes deve ser o grande objetivo da sua empresa. Afinal, clientes que chegam a esse patamar não apenas tendem a comprar mais como também custam mais barato e ainda atuam como replicadores dos produtos e serviços vendidos para conhecidos.
Processos bem definidos
O primeiro passo importante para melhorar a produtividade no atendimento aos clientes são os processos e a política de relacionamento.
É preciso estruturar regras claras e que sejam de conhecimento de toda a equipe para que todas as etapas de atendimento a um cliente sejam cumpridas e, dessa forma, os problemas e dúvidas sejam resolvidos de maneira rápida e eficaz.
Para isso, determinar etapas e boas práticas não são as únicas atividades primordiais. A sua equipe também precisa estar a par das melhores técnicas de atendimento ao cliente e contar com a autonomia necessária para tomar decisões rápidas e certeiras.
Qualificação constante
Uma vez que a política e os caminhos de atendimento ao cliente estão definidos e são do conhecimento de todos, chegou o momento de elevar a sua equipe a outro patamar.
A definição das regras de atendimento já são um grande passo em direção à melhora da produtividade, no entanto, elas não surtirão muito efeito se a sua equipe não estiver apta a aplicá-las.
Para isso, oferecer treinamento de atendimento é fundamental para qualificar os funcionários e garantir com que eles estejam a par das melhores técnicas e abordagens para o atendimento.
Funcionários qualificados são mais produtivos por natureza e você ainda conta com o benefício de que eles estarão mais aptos a lidar com dificuldades, propor melhorias e, claro, aumentar os níveis de fidelização dos clientes.
Conte com a tecnologia
A tecnologia anda lado a lado com o aumento da produtividade no atendimento ao cliente.
Sem as ferramentas certas, as informações ficam perdidas e a sua equipe não consegue levantar históricos e informações dos clientes.
Além de tornar o processo mais longo e trabalhoso, esse tipo de deficiência deixa os clientes mais inseguros e impacientes e faz com que a sua equipe se sinta perdida e desmotivada para dar o melhor de si.
Novamente, o treinamento de atendimento exerce um papel importante nesse tópico, uma vez que as ferramentas são um facilitador, mas não conseguirão ter todo o seu potencial alcançado a menos que as pessoas tenham os conhecimentos necessários para extrair o melhor que a tecnologia pode oferecer.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Publique nos comentários as suas perguntas que teremos o maior prazer em ajudar!