Aquela visão de que o time de atendimento e de vendas são departamentos da empresa totalmente separados e distintos é extremamente equivocada.
Aceitar esse tipo de posicionamento na empresa e não treinar e orientar a equipe de atendimento que ela também é responsável pelas vendas fará com que vocês percam muito dinheiro.
Mas será possível transformar funcionários que estão acostumados com atendimento receptivo em verdadeiros identificadores de oportunidades?
Confira em nosso artigo algumas atitudes simples que farão toda a diferença para aumentar a lucratividade da sua empresa!
O atendimento deve ajudar o cliente a comprar
Apesar de sutil, existe uma diferença entre vender e ajudar o cliente a comprar. E é essa abordagem que a sua equipe de atendimento precisará começar a entender e adotar.
Vender, muitas vezes, é sinônimo de “empurrar” produtos e serviços com o objetivo de fechar um contrato e bater metas. Ajudar a comprar, ao contrário, compreende entender as necessidades do cliente e, assim, orientá-lo a respeito dos melhores caminhos.
Essa visão fará com que a sua equipe de atendimento entenda o papel dela no processo de vendas e pós-vendas e não comece a acreditar que está sendo exigido a mesma atitude do time de vendas.
O que o cliente está comprando?
Seguindo o raciocínio do tópico acima, para ajudar o cliente a comprar é preciso entender o que ele realmente quer adquirir.
Na maioria dos casos, a resposta não é tão óbvia quanto o produto ou serviço que vocês vendem. Alguns clientes compram comodidade, outros agilidade e outros tranquilidade.
É papel da sua equipe de atendimento acompanhar a satisfação do cliente após a venda e analisar se o que foi prometido realmente o atendeu.
Além disso, esse acompanhamento será de suma importância para oferecer serviços e produtos complementares e, assim, aumentar os valores dos contratos ou das compras.
Satisfação é sinônimo de lucratividade
Outro ponto que sempre ressaltamos aqui no blog é o fato de que a satisfação do cliente traz uma lucratividade muito maior para a empresa. E será a equipe de atendimento a grande responsável por esse quesito.
Para isso, no entanto, é preciso mudar alguns conceitos. Como as picuinhas entre os times de atendimento e de vendas costumam ser comuns, você deve estar atento para que a insatisfação do cliente não se torne um problema de vendas e, assim, fique sem solução.
O cliente deve ser acompanhado constantemente e de maneira proativa. Isso significa questionar e entender se as expectativas estão sendo alcançadas e o que pode ser feito para melhorar.
Apesar de parecer uma dica óbvia, ainda são poucas as equipes que conseguem trabalhar dessa maneira e manter o foco total no cliente.
Dê as ferramentas certas
Transformar o time de atendimento em vendedores requer capacitação e a lembrança constante de quais são os valores da empresa.
Para isso, muito mais do que marcar reuniões de cobrança, é preciso realizar treinamentos de atendimento de maneira frequente e eficaz.
Essa é uma excelente oportunidade para que as pessoas conheçam técnicas que vão encantar os clientes e que ajudarão a entender o perfil comportamental, ferramentas fundamental de vendas.
Quer conhecer um pouco melhor o treinamento de atendimento? Acesse o nosso site e entre em contato!