Você não leu errado! O time de atendimento também é uma grande fonte de vendas para a sua empresa e, inclusive, o grande responsável por aumentar a retenção de clientes.
Mas como criar e orientar uma equipe que está acostumada a apenas responder solicitações a ter uma abordagem mais ativa?
Mudança de paradigmas
Primeiro, é importante começar a mudar alguns conceitos na empresa e tentar tirar as equipes de suas respectivas “caixas”.
Assim como todos os colaboradores são responsáveis por atender ao cliente, a equipe de atendimento também deve estar atenta a oportunidades e tomar para si a tarefa de aumentar os níveis de satisfação e fidelizar os clientes.
Para que isso aconteça, é necessário deixar claro entre as pessoas que o objetivo de todos na empresa deve ser um só: focar no crescimento.
Ou seja, apesar de existirem tarefas e conhecimentos específicos, todos devem trabalhar com o foco no cliente e estar atentos à brechas para agregar novos produtos e serviços aos contratos atuais.
Disponibilizando as ferramentas certas
Outro ponto de grande importância é o fato de que muitas pessoas da equipe de atendimento não possuem um perfil mais ativo de vendedor. Isso significa que elas não costumam ter um olhar tão apurado no que diz respeito a encontrar oportunidades para oferecer serviços e produtos complementares.
Aqui, também é muito comum com que o atendimento não realize abordagens pró-ativas ao clientes, como marcar reuniões e fazer ligações para checar se está tudo bem com o que foi entregue e se há mais alguma coisa a fazer para ajudá-lo.
Para reverter esse cenário, o treinamento de atendimento é uma excelente ferramenta. Ele permite capacitar a equipe e desenvolver habilidades que serão essenciais nessa tarefa.
Além disso, treinamentos de atendimento permitem manter os funcionários alinhados com os objetivos da empresa, tornando mais difícil com que eles voltem a atuar apenas dentro de suas “caixas”.
Por que essa mudança é tão importante?
Clientes fiéis e satisfeitos tendem a comprar novamente e agregar novos produtos ou serviços ao contrato atual. Com isso, os esforços e o dinheiro gasto para esse tipo de iniciativa é muito menor do que o para atrair novos clientes.
O resultado são contratos altamente lucrativos e um crescimento muito mais saudável para a sua empresa.
Vale reforçar, no entanto, que os clientes não ficarão totalmente satisfeitos em apenas receberem as entregas que foram contratadas.
Realizar um acompanhamento de qualidade, manter o relacionamento próximo e mostrar que a sua empresa se importa com os resultados que ele está obtendo fará toda a diferença nessa jornada.
Por isso, não deixe de fazer todo o possível para que a sua equipe de atendimento saia da zona de conforto e tenha uma abordagem mais ativa para aumentar o faturamento e reter os clientes!