O mercado de vendas está cada vez mais competitivo. Por isso, os profissionais precisam estar capacitados a atender bem os clientes, enxergar oportunidades e efetivar vendas lucrativas.
Para conquistar resultados maiores e melhores é preciso se desenvolver constantemente. Afinal, o mercado é dinâmico e muda muito rápido e estar atento às novas práticas e abordagens de vendas é essencial!
Infelizmente, não existe uma fórmula secreta que fará com que você passe a vender mais automaticamente. No entanto, separamos 5 dicas que podem ajudá-lo nessa jornada:
1 – Encare a sua atividade como a de um empreendedor
Todo vendedor é um empreendedor, independentemente de estar atuando em seu próprio negócio ou de ser funcionário de uma empresa.
Um bom vendedor acredita no que faz, é apaixonado pela sua carreira e tem sede de conhecimento. Além disso, ele é humilde o suficiente para reconhecer que não sabe de tudo e que sempre há espaço para aprender com os outros.
Sem essas características, um vendedor dificilmente conseguirá ser bem sucedido a longo prazo. Ou seja, encarar a atividade apenas como um cumprimento obrigatório de metas, não fará com que você se destaque e cresça na carreira.
2 – Saiba a diferença entre quantidade e qualidade
Nem sempre vender mais é igual a vender melhor. Há uma grande diferença entre fechar diversos contratos que podem não ser lucrativos e focar na qualidade dos clientes.
Muitas vezes, é muito mais vantajoso manter uma carteira pequena e rentável de clientes do que despender esforços custosos para atrair milhares de clientes que não se enquadram no perfil desejado.
E é por isso que saber vender é uma das bases para vender bem. Não são todos os prospects que são interessantes e dizer “não” pode ser uma excelente maneira de valorizar o seu trabalho e realmente trazer resultados benéficos para a empresa.
3 – Entenda o real valor do que é vendido
O preço, na maioria das vezes, não será aquilo que fará com que o cliente feche novos contratos e visualize o que a empresa faz que os concorrentes não conseguem oferecer.
Conhecer a fundo o mercado e o produtos e serviços ofertados pela empresa fará com que você saiba exatamente o que valorizar no momento das negociações.
Quando você entende o que o cliente necessita ou qual o problema pelo qual ele está passando, fica mais fácil de apresentar as soluções certas e, até mesmo, fazer uma venda mais consultiva.
O resultado são clientes altamente satisfeitos e que dificilmente trocarão a sua empresa por outra.
4 – Construa a sua reputação
Ninguém quer fazer negócio com um vendedor que tem o perfil de um charlatão ou que não entende nada do mercado em que atua.
Um vendedor que tem uma boa reputação no mercado é reconhecido pelos clientes e, independentemente do que ele esteja oferecendo, a sua palavra se torna muito mais confiável.
Mantenha a sua integridade e ética acima de tudo. Seja transparente com os clientes e construa uma boa rede de networking para fazer um “nome” na área.
Essas atitudes aumentarão as chances de indicação e farão com que os clientes venham até você!
5 – Nunca pare de aprender
Dissemos no começo do artigo que, para vender mais e melhor, é preciso focar no desenvolvimento de habilidades.
É exatamente por isso que o treinamento de vendas é tão importante para você e para a sua equipe.
Ele permite aprimorar os conhecimentos de vendas, adquirir novas técnicas, criar mais empatia com os clientes e, claro, aumentar a rede de networking.
Por isso, não deixe de investir em você mesmo e no desenvolvimento da sua carreira e empresa. Entre em contato com a Mais Treinamento e conheça melhor os nossos programas de capacitação!