Veja algumas dicas para se tornar um vendedor de alta performance e bater todas as metas!
Quando o dia 30 do mês se aproxima, o desespero começa a bater. As propostas enviadas ainda estão sem retorno, os prospects não atendem os seus telefonemas e parece que atingir as metas do mês se tornou uma missão impossível.
É comum passarmos por momentos de dificuldades para batermos as metas de vendas da empresa. No entanto, se conformar ou culpar fatores externos não é nem de perto o caminho para se tornar um vendedor de excelência.
Será que realmente não há nada mais que você possa fazer para vender mais?
Veja, a seguir, algumas dicas para que você supere as suas metas, mesmo durante meses difíceis:
1. Faça um planejamento diário
Quando temos uma meta mensal ou anual é comum que deixemos as atividades para a última hora. Ou, então, que tenhamos dificuldade em mensurar quais os desafios e passos que precisamos dar para chegar ao resultado final.
A dica aqui é transformar a meta de venda em pequenos objetivos semanais e diários. E, a partir daí, traçar quais atividades você precisa realizar todos os dias para alcançá-los.
Com isso, você consegue fazer um planejamento diário e ajustá-lo conforme os desafios forem surgindo. Além disso, a conquista da meta é mais garantida, uma vez que você tomará ações todos os dias para que ela seja cumprida.
Quando trabalhamos sem um planejamento diário, ficamos à mercê da sorte para batermos a meta. Assim, nos vemos trabalhando muito, mas com poucos resultados. Portanto, planejar é sempre o melhor caminho para melhorar a performance em vendas!
2. Tenha a sua própria fonte de leads
Muitas vezes, ficamos esperando o Marketing ou a equipe de prospecção abrir os contatos para, depois, entrarmos em cena. Quando isso acontece, no entanto, você se torna novamente refém da sorte para vender.
É importante que você conheça a sua taxa de conversão e o seu desempenho. Assim, saberá quantos leads precisa ter em mãos para fechar negócios.
A partir daí, não fique esperando que esse número mágico de leads caia no seu colo. Movimente-se para conseguir indicações e clientes, faça networking e, principalmente, mantenha o relacionamento com clientes e prospects.
Com isso, você mesmo conseguirá construir a sua própria fonte de captação de leads. E, se fizer o trabalho bem feito, é bem possível que esses leads já cheguem bem qualificados até você!
3. Conheça a suas falhas e melhore
Você sabe dizer exatamente em qual das etapas do processo de vendas você ainda precisa melhorar?
Um vendedor de alta performance busca constantemente aprimorar o seu trabalho. E, para tanto, é preciso de profundo autoconhecimento. Afinal, só assim é possível trabalhar os pontos fracos e evoluir.
Crie uma avaliação para você mesmo e reflita sobre as suas abordagens de vendas. Com isso, você começará a identificar gargalos e, assim, poderá trabalhar de forma ativa para vender mais e melhor.
4. Simplifique e entregue valor
Simplifique para vender mais! O grande sucesso de vendas é entender o que o seu cliente precisa e mostrar como vocês podem ajudá-lo a conseguir isso.
O grande segredo aqui está em mostrar o valor da empresa de forma simples. Quase como se o cliente fosse levado a falar: por que não pensei nisso antes?
Em todas as etapas de vendas, tente ser objetivo e simplificar o discurso e a apresentação da solução e propostas. Com isso, você consegue aumentar o impacto no cliente e, assim, ser mais efetivo nos fechamentos.
Lembre-se de que vender não é um dom restrito apenas à algumas pessoas. Com o desenvolvimento das habilidades certas, organização e foco é possível alcançar a excelência na área!
Quer aprimorar ainda mais as suas habilidades de vendas? Não deixe de conhecer os nossos treinamentos para vender mais e melhor!