Você já parou para pensar que sem um bom relacionamento com os clientes é praticamente impossível aumentar os resultados da sua empresa?
Ao estabelecer uma relação próxima e transparente com clientes é possível não apenas incrementar as vendas como também detectar oportunidades e falhas no processo de atendimento e, dessa forma, tornar o negócio mais competitivo.
Investir em relacionamento com clientes é sinônimo de lançar produtos e serviços competitivos e, claro, fidelizar e aumentar o valor das vendas!
Atendimento eficiente, ágil e transparente
O primeiro passo para realizar um atendimento de qualidade para os clientes é focar na base de todos os relacionamentos, a confiança e a transparência.
Apesar de estarmos falando em negócios, todos os relacionamentos precisam partir da confiança mútua para que obtenham sucesso.
Quando o seu cliente sabe que está em boas mãos e a equipe conquista uma posição de eficiência para a solução de problemas, o cliente fica mais tranquilo e confortável em fazer negócios com vocês.
Consistência no atendimento
Outro ponto importante nesse processo é a consistência no atendimento aos clientes.
Não há nada mais desagradável do que obter informações conflitantes e precisar lidar com funcionários com os mais diversos humores.
Por isso, a sua equipe precisa estar em sintonia e conhecer todas as etapas de vendas e atendimento para que os contatos com os clientes sejam tranquilos, amigáveis e solucionem os problemas.
Sintonia com os clientes
Nenhuma pessoa é igual a outra. Somos criados de maneiras diferentes e, ao longo da vida, incorporamos aprendizados e habilidades que moldam a maneira como nos relacionamos e nos comunicamos.
E é justamente por isso que os ruídos na comunicação são tão comuns ou que, muitas vezes, acontecem aqueles casos de empatia sem nenhum motivo aparente.
Observar o comportamento, tom de voz e trejeitos dos clientes para alinharmos a nossa comunicação não-verbal com a deles é uma excelente maneira de aumentar as chances de conquistar empatia logo de cara e, dessa forma, criar maior aproximação com os clientes.
Profundo entendimento dos clientes
Conhecer quem são os seus clientes e quais as suas necessidades é essencial para construir um bom relacionamento.
Essas informações trarão insights poderosos para que seja possível com que a sua equipe se adiante e consiga solucionar conflitos de maneira ágil e eficaz.
Por mais complexo que possa parecer, esse tipo de conhecimento pode ser adquirido por meio de uma pesquisa na internet ou com uma simples indagação a respeito de qual o problema do cliente.
Na maioria das vezes, deixamos de perguntar ou de ouvir de verdade o que está sendo dito por acreditarmos que seremos invasivos ou pouco profissionais. Quando, na verdade, é exatamente isso que um bom vendedor faz.
Contato próximo e constante
Relacionamento precisa de proximidade e frequência. Mesmo que a sua equipe ofereça as melhores experiências aos clientes, eles precisam ser lembrados constantemente de que vocês estão por perto.
Mantenha canais de comunicação fáceis e abertos, seja por e-mail, telefone ou WhatsApp.
Não espere que os clientes venham até vocês toda vez. Ocasionalmente, lembre-os de que vocês estão por perto enviando novidades da empresa, promoções e informações exclusivas. E é por isso que o pipeline de atendimento pode fazer tanta diferença para a sua equipe.
Qualificação da equipe
Uma equipe que conhece as melhores técnicas de atendimento e sabe como construir relacionamentos qualificados é fundamental para que o seu negócio conquiste a confiança dos clientes.
Para tanto, é preciso investir em treinamentos de vendas para que cada funcionário consiga desenvolver as suas habilidades e esteja apto a interagir com os mais diferentes perfis de clientes e solucionar problemas de maneira eficaz.
Contar com as características natas da equipe é equivalente a contar com a sorte quando falamos de relacionamento com clientes. E, provavelmente, você não vai querer deixar um ativo tão importante da sua empresa nas mãos do destino.
Por isso, comece a pesquisar o quanto antes sobre as opções de treinamentos de vendas e não deixe de focar em um aspecto tão primordial para o sucesso do seu negócio!