O ciclo de vendas não termina quando o cliente assina o contrato. Pelo contrário, ele está apenas na metade.
O pós-venda é uma etapa fundamental para reter clientes e, claro, conquistar novos negócios por meio de indicações. Afinal, é nesse momento que a sua empresa vai provar que o cliente pode confiar em vocês e que tudo aquilo que foi prometido até então era verdade.
Novos negócios a investimentos menores
Para conquistar um novo cliente a sua empresa precisa investir em ações de marketing e divulgação. Além de, claro, direcionar tempo da equipe e despesas que cobrirão deslocamentos, telefonemas, reuniões, entre outros.
Isso significa que há um custo de aquisição para cada novo cliente que assina um contrato. E, muitas vezes, esse custo pode ser tão alto que o retorno financeiro se torna insuficiente para manter uma estrutura grande de vendas.
Quando adotamos uma postura eficaz e de qualidade no pós-vendas esse é um dos primeiros fatores que começa a mudar para melhor.
Clientes satisfeitos preferem continuar com os parceiros que já possuem e, inclusive, contratar novos serviços ou comprar mais produtos com eles.
O resultado é que a sua empresa não precisa investir ou ter as despesas que apresentamos aqui. Tornando, assim, a lucratividade muito maior com um esforço de vendas bem menor.
Proatividade é o caminho do sucesso
Quando falamos em pós-vendas não é apenas o atendimento receptivo que conta pontos para construir um relacionamento de sucesso com os clientes.
Entrar em contato com o cliente para ouvir feedbacks a respeito de sua experiência com o cliente ou, até mesmo, sugerir produtos e serviços complementares faz toda a diferença para um atendimento de qualidade.
Além disso, esse tipo de abordagem permite conhecer melhor os clientes e, assim, fechar novas vendas dentro de contratos já assinados.
Mapeie os clientes para gerar novos negócios
Falando em manter um relacionamento próximo com os clientes, é importante frisar os aprendizados valiosos que conhecer o perfil e as dificuldades de cada um deles trará.
Quando a sua equipe sabe quais as necessidades dos clientes mesmo após fechar uma venda, torna-se muito mais fácil e assertivo de ofertar produtos ou serviços complementares.
Una esse conhecimento à abordagem proativa e você terá a receita do sucesso para incrementar os resultados e os lucros da sua carteira de clientes.
Não deixe a sua equipe de lado
Um pós-vendas jamais será efetivo ou trará mais negócios se a sua empresa não contar com colaboradores altamente capacitados.
Tenha em mente que essa abordagem demanda pessoas com atitude de liderança e que saibam detectar oportunidades.
Por mais difícil que possa parecer, esse tipo de competência e de valores pode sim ser adquiridos com um bom treinamento de vendas.
Por isso, é fundamental começar de dentro para fora, mostrando a sua equipe o quão importante é ouvir os clientes e apresentar soluções que os encantem, resolvam problemas e os aproximem cada vez mais.
Que tal começar ainda hoje? Conheça melhor o treinamento de vendas da Mais Treinamento e os seus benefícios!