Objetivo:
- Disponibilizar ferramentas práticas para realizar reuniões mais diretas, objetivas, produtivas para que seja implementado ações, ajude em tomadas de decisões e acompanhamento dos projetos e equipe.
- Instrumentalizar os participantes com técnicas de planejamento e condução de reuniões mais eficazes
- Conscientizar os participantes sobre como participar das reuniões de forma mais produtiva, o que fazer e o que não fazer: atitudes, comunicação, postura, organização do tempo e dicas da ferramenta zoom.
- Desenvolver a habilidade de escuta, gerenciamento de reuniões, trabalho em equipe, cooperação e colaboração.
- Realizar reuniões com clima produtivo, onde as pessoas se sintam participantes das decisões e do direcionamento.
O que vai aprender? :
- Planejamento e preparação da reunião via Zoom e presencial
- Avaliar a necessidade - Definir os objetivos da reunião - Participantes: Quem e como devemos convocar - Problemas mais comuns em reuniões
- Definir a pauta - Local da reunião e horário - Convocação da reunião: Divulgue a data, horário, local, objetivo, assunto
- Definir papeis na reunião: presidente da reunião, gestor do tempo/ritmo e gestor do foco (manter sob controle) e realizador da ata.
- Comunicação e desenvolvimento da reunião
- Dicas de comunicação – Perfil comportamental e como ele se comporta em reuniões, como engajá-lo a ser mais produtivo.
- O início: conhecer os participantes – fala de 1 min (resultados e aprendizados)
- A condução e poder de síntese. Exposição do tema, busca de soluções, decisões de operacionalização (onde? Quando? Prazo? Etapas? Quem? Recursos e expectativas?) e plano de ação.
- O encerramento
- Comunicação eficaz com neurolinguística para participação de todos
- Como participar ativamente - Como ser visto e ouvido - Técnicas para ouvir os outros - Passo a passo para redigir a ata
- Inteligência emocional e comunicação assertiva
- Expressar-se bem em reuniões é transmitir suas ideias de forma assertiva - A técnica de “falar menos para ser mais ouvido” - Emoção e razão
- Comunicação: ouvir e perguntar
- O poder de síntese – Praticando e exercitando a Empatia para promover o engajamento em suas ideias
- Tipos e frequência da reunião e acompanhamento
- Concretizando os resultados da reunião