Ser um vendedor nunca foi tão complicado. Nenhuma outra posição teve que se tornar tão ágil e se aperfeiçoar passou a ser obrigatório. De um dia para o outro, novos competidores surgem em diversos flancos, produtos competitivos aparecem com novas tecnologias e antes que você perceba, está novamente envolvido em uma corrida para alcançar os clientes.
- E não vai ficar nem um pouco mais fácil com o tempo…
“Se você não tomar conta do seu cliente, seu competidor vai…” — Bob Hooey.
Não importa em que mercado você esteja, o que funcionava bem alguns anos atrás já não é tão bom hoje. Não existe mais espaço para tentativas infrutíferas, a hora de vender é agora. A Mais Treinamento vai lhe apresentar algumas dicas básicas para reduzir os custos de vendas, aumentar sua performance e assegurar sua sobrevivência!
Os próximos artigos sobre vendas que apresentaremos tratarão de temas muito objetivos e claros. Diretos ao ponto, mas sempre embasados em teóricos consagrados, vamos lapidar este potencial bruto para às vendas. Vamos ao básico:
- Tenha uma missão clara.
Comece entendendo seu nicho. O que você faz de melhor? Quem precisa do que você fornece? Qual a melhor forma de fazer uma boa prospecção? Se estas questões não puderem ser respondidas de maneira fácil, se esforce ao máximo para tornar sua visão clara e seu foco no mercado nítido.
- Quebre sua missão em metas específicas
Escreva os objetivos das atividades (chamadas por dias, propostas por mês, etc.) que você pode controlar. Crie objetivos para conseguir medir seu progresso e fique atento a ele. Focalize nos resultados e mantenha sua atenção nisso. Aos poucos você vai perceber as partes que tem mais dificuldade e onde pode melhorar.
- Venda para as necessidades do cliente
Sempre pense que as pessoas compram o que elas precisam. Como você pode convencer seus futuros clientes que eles precisam do seu produto ou serviço? Enfatize as características do seu produto que reduzem custos e resolvem problemas para o cliente. Às vezes é bom ser criativo e abordar aspectos do seu produto que o cliente ainda não conseguiu perceber.
“Você não precisa ser grande para começar, mas precisa começar para ser grande.” — Zig Ziglar.
Nos próximos artigos, a Mais Treinamento vai decifrar as melhores dicas e sugestões de John H. Dean, um dos grandes gurus na área administrativa, com mais de 30 anos de gestão financeira sênior e administração. Com estes ensinamentos, vamos alavancar seus resultados e promover melhorias significativas na sua área.
Continue nos acompanhando. Até a próxima!