Os melhores persuasores possuem sete características essenciais da capacidade de influenciar os outros: – Carisma; Paixão; Otimismo; Atitude; Autoestima; Visão; Empatia.
– Carisma: Verificar se a sua mensagem é clara e de fácil compreensão, ter grande presença e energia, desenvolver confiança em si mesmo e na sua mensagem, mostrar um lado mais leve, empolgação e envolvimento dos outros no seu discurso.
– Paixão: qual a sua paixão? Norman Vincent Peale disse: “ Quando alguém fica entusiasmado, a personalidade inteira se inflama. A mente fica mais aguçada, mais intuitiva; a força vital inteira e a capacidade criativa são aperfeiçoadas.
– Otimismo: Os otimistas sempre conseguem persuadir melhor do que persuasores pessimistas. Para alcançar o verdadeiro otimismo, você precisa aprender a controlar sua voz pessimista. Todos temos uma voz otimista e outra pessimista dentro de nós.
A qual delas você dá ouvidos?
– Atitude: A atitude é um hábito e ela procede de nossas expectativas – o que nós esperamos de nós mesmos e dos outros. No Persuasion Institute, descobrimos que apenas 14,2% das pessoas entrevistadas sentiam que tinham boas atitudes diariamente. Como você pode melhorar sua atitude de maneira eficiente? Um dos principais fatores é como conversamos com nós mesmos. É essencial que você domine a habilidade de silenciar a voz negativa. Fazendo uma análise dos melhores persuasores, eles têm um plano para desarmar os pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos. William James, psicólogo e filósofo, disse: “A maior descoberta da minha geração é que seres humanos poderão mudar suas vidas se mudarem suas atitudes da mente. ”
-Autoestima: Pessoas influentes têm a autoestima saudável. A autoestima é o quanto gostamos de nós mesmos. É nosso nível de confiança e satisfação com a nossa maneira de ser. A autoestima leva as pessoas a serem mais generosas, otimistas, abertas e influentes.
– Visão: Uma visão comum impulsiona as pessoas a agirem juntas em prol das mesmas metas e objetivos. Pessoas influentes possuem visões claramente definidas que são inovadoras e repletas de empolgação e antecipação.
– Empatia: A palavra “empatia” é de origem latina e grega. As duas partes da palavra significam “olhar” e “ com o olhar do outro. ” Empatia é identificar –se com compreender a situação, os sentimentos e as preocupações de outra pessoa de maneira realista.
Priscila Pontes é consultora de vendas da Mais Treinamento e Consultoria