Estimular vendedores para a conquista de novos clientes é fundamental para o crescimento de uma empresa. Nesse post vamos abordar esse assunto, confira!
O papel do gestor de vendas é desenvolver estratégias para a busca de novos clientes e monitorar sua equipe de vendedores.
Uma empresa só cresce se novos negócios forem realizados e, para isso, é preciso desenvolver um plano de ação na busca de novas oportunidades.
Os estímulos são necessários para que a equipe não caia na zona de conforto, o que é prejudicial para a empresa e para o próprio vendedor.
A humanização e o engajamento da equipe possibilitam uma reação e prevenção contra esse problema.
Nesse post vamos apresentar algumas dicas importantes para estimular novas atitudes dos vendedores na conquista de novos clientes. Continue lendo e confira!
Incentivando os vendedores a buscarem novos clientes
A busca pelo novo cliente sempre é mais difícil, pois o esforço para conseguir convencer as pessoas a experimentarem um novo produto ou serviço exige determinação, persistência e capacidade.
O cliente tradicional e fiel é mais fácil para se negociar, até porque o vendedor acaba conhecendo-o e sabe exatamente quando apresentar a proposta e a melhor maneira de tirar o pedido.
No entanto, são os novos clientes que possibilitam o salto do crescimento e a expansão da empresa e toda gestão comercial deve trabalhar junto à sua equipe para a abertura de contas e oportunidades inéditas.
Ações para estimular os vendedores a conquistar novos clientes
Para que a equipe consiga trazer novos clientes, algumas ações devem ser realizadas.
Vamos a elas:
Premiação diferenciada para clientes novos
O mais atraente incentivo para uma equipe de vendas envolve premiação e comissionamento.
A criação de uma política de premiação diferenciada para negócios realizados com novos clientes é uma excelente forma de incentivar a equipe de vendas.
Definição do perfil e estratégia de abordagem para novas contas
A partir do histórico de vendas da sua empresa, é possível localizar qual é o perfil ideal dos clientes que mais compram.
Outro ponto a ser analisado é o que motiva esses clientes a comprarem os produtos oferecidos por sua empresa.
A partir dessas duas informações, deve-se montar uma estratégia de abordagem a clientes similares aos seus maiores compradores e iniciar os contatos.
Essa ação possibilitará e facilitará a abertura de novas contas, o que acabará levando o vendedor a ter melhores resultados.
Oportunidades e reconhecimento
Outra forma de estimular os vendedores a conquistarem novos clientes é apresentar as oportunidades profissionais futuras com o crescimento da empresa, onde serão necessários supervisores, coordenadores e gerentes comerciais.
Além do reconhecimento pelos serviços prestados, o crescimento de qualquer organização traz a necessidade de novos líderes e oportunidades que até então não existiam.
O sucesso dos negócios é uma oportunidade para que os profissionais dedicados e que vestem a camisa a alcancem novas posições e promoções na empresa.
Como preparar a equipe para a busca de novos clientes
É fundamental que exista integração e sinergia com a equipe de marketing, logística e demais setores da empresa para o sucesso da operação.
A equipe de vendas precisa ser treinada e motivada para isso.
Os vendedores precisam estar preparados para:
- localizar as oportunidades,
- qualificar os contatos,
- desenvolver a abordagem inicial,
- criar relacionamento,
- criar necessidades,
- apresentar propostas,
- negociar,
- fechar pedidos.
A melhor forma de treinar seu time é contar com profissionais capacitados e com grande experiência, que possam transmitir a equipe as melhores práticas utilizadas no mercado para a abertura de novos negócios.
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