Um grande desafio diário na ação profissional é ter a boa comunicação com os clientes. Sabemos que não é fácil e a boa comunicação exige um esforço constante e disciplinado.
Costumamos orientar assim:
Evite:
– Julgamentos.
Julgar é um problema, muitas vezes nem percebemos e já estamos julgando, inferimos sobre as pessoas. Cuide disso. Procure agir sem pressupor que o cliente vai querer isso ou aquilo, sem achar que ele não vai comprar. Cuide muito para não inferir que o cliente é um “caroço” . Na nossa experiência detectamos que julgar é um grande empecilho para o Vender e cá entre nós, muito melhor vender mais do que sermos improdutivos “julgando” os clientes.
Pratique:
– Empatia.
É fácil sermos mais empáticos, só que não praticamos ou não fazemos com consciência. Na medida que você aprende a julgar menos, automaticamente você se torna mais empático. Ser empático é ter interesse real pelo cliente, é se importar com ele respeitando o tempo e as observações. Ser empático é usar na sua comunicação as palavras que o cliente usa. É ser capaz de (por alguns minutos) entrar no mundo do cliente e conduzi-lo para o fechamento do negócio.
A Mais Treinamento em seus treinamentos utiliza técnicas de neurolinguisticas e de perfil comportamental para ampliar possibilidades de Comunicação com a diversidade humana, pois segundo Dalie Carnegie: “Quando lidamos com pessoas, devemos nos lembrar que não estamos lidando com criaturas dotadas de lógica. Estamos lidando com criaturas dotadas de emoções, criaturas movidas a preconceitos e motivadas pelo orgulho e pela vaidade.
Em nossa atuação profissional precisamos cuidar da emoção do cliente e da nossa para construirmos uma comunicação assertiva e eficaz.