A comunicação eficaz é a responsável pela integração de todas as áreas em uma organização. Nesse post vamos tratar desse importante assunto. Leia e confira!
A sinergia entre as áreas de uma empresa é possível através da comunicação eficaz, que possibilita o esclarecimento das mensagens e o alinhamento de objetivos de cada departamento da organização.
A falta de comunicação é uma das principais dificuldades existentes para que todos os setores alcancem as metas estabelecidas.
É comum nas empresas, onde a comunicação não é bem trabalhada, que os setores se ocupem em resolver suas questões de maneira individualizada, não se atentando para o coletivo, o que muitas vezes acaba criando problemas de integração.
Nesse post vamos apresentar a importância de construir sinergia entre as áreas através da comunicação eficaz. Leia mais e confira!
Objetivos das empresas e metas setoriais
Muitas empresas definem anualmente as metas e objetivos a serem alcançados no próximo período que se inicia.
Sem dúvida, essa atitude é fundamental para o sucesso da operação, no entanto, esquecem de divulgar entre os diversos setores o que se pretende alcançar no próximo ano.
A falta de comunicação acaba sendo um impeditivo para o alcance dos objetivos, uma vez que as pessoas que fazem o operacional da empresa, acabam não sabendo o que a alta cúpula estabeleceu como metas.
Como resultado, não existe sinergia e objetivos comuns entre os diversos setores, resultando em cada área buscando fazer aquilo que consideram o ideal.
O que é sinergia?
Sinergia é a cooperação, trabalho e esforço realizado por pessoas ou setores para o atingimento de um objetivo final.
Uma empresa consegue melhorar substancialmente seus resultados, quando os diversos setores trabalham utilizando a sinergia para o alcance das metas.
Uma das principais ferramentas utilizadas para gerar essa conexão é a comunicação eficaz, que possibilita que todos os envolvidos no processo, saibam detalhadamente o que fazer e quais são os objetivos a serem alcançados.
O que é comunicação eficaz?
Comunicação eficaz é aquela que atinge seus objetivos com clareza, precisão e de forma que todos os envolvidos possam compreendê-las.
Para isso alguns pontos precisam ser observados para que ela alcance a todos os interessados, como, por exemplo:
- objetivos claros, que promovam o engajamento e motivação junto aos colaboradores,
- regras claras e que apresentem os resultados a serem atingidos, facilitando a compreensão das medidas e evitando conflitos internos,
- esclarecimentos e transparência que melhorem o clima organizacional, valorizando cada área e pessoa envolvida nos diversos processos a serem construídos.
A falta de comunicação é um dos grandes obstáculos para o sucesso de muitas corporações, gerando frequentemente, interpretações equivocadas e mal entendidos entre os membros da corporação.
É muito comum as lideranças decidirem por caminhos a serem tomados, esquecendo de dividir os novos rumos com as áreas que efetivamente estão na linha de frente da operação.
Também é normal, os setores estabelecerem mudanças internas, sem dividirem com os outros departamentos as alterações de procedimentos realizadas, gerando dúvidas e desgastes nos relacionamentos.
Os colaboradores sentem-se desprestigiados com a exclusão do processo comunicacional e mudanças de rumo estratégico onde são os últimos a serem informados.
A desmotivação toma conta do ambiente, colocando em risco a operação, em função da falta de comunicação eficaz entre a liderança e os envolvidos diretamente nos processos.
Como se observa, construir sinergia entre as áreas só é possível através de uma comunicação clara e objetiva e para isso o treinamento e conscientização da equipe é fundamental para o sucesso de todos.
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