Engajar a equipe de vendas para vender todo o mix de produtos disponível aumenta o faturamento e traz crescimento para seu negócio. Leia para saber mais !
Uma equipe de vendas qualificada precisa conhecer e atuar com todo o mix de produtos que sua empresa oferece.
Independente dos canais utilizados nas prospecções, é fundamental que todos os envolvidos conheçam o escopo disponível e tenham a capacidade de e oferecer os produtos e serviços adequados ao que o cliente necessita.
Em muitos casos, é necessário a participação de um especialista no segmento, para apoiar tecnicamente a equipe de vendas e responder a questionamentos apresentados pelo cliente.
Nesse post vamos apresentar as estratégias de engajamento da equipe para vender o mix de produtos. Continue lendo e confira!
O que é mix de produtos?
Mix de produtos é a totalidade de mercadorias e serviços que uma empresa oferece ao mercado, buscando atender as mais diversas necessidades e oferecendo soluções completas ao consumidor.
Como exemplo, podemos citar uma empresa que venda soluções da área da Tecnologia da Informação.
São diversos os produtos associados a TI, que podem ser oferecidos, aumentando as possibilidades de geração de receita e atendendo as necessidades do mercado, como, por exemplo:
- computadores,
- notebooks,
- periféricos como teclados, mouses, monitores, caixas de som e fones de ouvido,
- leitores e coletores de códigos de barras,
- impressoras, scanners e insumos,
- produtos de redes como servidores, switches, roteadores, cabeamento,
- softwares,
- serviços de instalação,
- assistência técnica e suporte.
Diversidade de ofertas
O exemplo apresentado mostra que em uma única área, nesse caso TI, é possível atender a inúmeros segmentos de mercado, oferecendo uma diversidade de soluções.
Esse é o mix de produtos que uma empresa de TI pode oferecer ao mercado, o que aumenta as possibilidades de faturamento. No entanto, é preciso se organizar para atender com qualidade e ganhar confiança dos consumidores.
Preparando a equipe para entender o mix de produtos
Algumas ações precisam ser tomadas para que sua equipe esteja pronta para entender o mix de produtos oferecidos pela empresa. São elas:
Organize a linha de produtos por segmentação
Direcione sua equipe a prospectar empresas que tenham grandes chances na realização de negócios. Uma excelente ideia é observar quais são seus clientes atuais e quais deles podem servir como referência no segmento que atuam, para a captação de novas oportunidades.
Avalie os diversos segmentos preferenciais a serem abordados e apresente a sua equipe as possibilidades existentes de vendas.
Treine sua equipe e aplique uma metodologia de vendas
Treinar a equipe é fundamental para o sucesso da operação, essa tarefa pode ser dividida em duas fases, a primeira consiste em apresentar ao time os objetivos da empresa, quais os produtos disponíveis para venda, os problemas que eles resolvem e quais os segmentos devem ser abordados.
A segunda fase do treinamento consiste em preparar os profissionais para as vendas, onde temas importantes precisam ser abordados, tais como:
- técnicas de vendas,
- técnicas de negociação,
- atendimento e vendas por telefone,
- atendimento e vendas presenciais,
- técnica de objeção,
- programação neurolinguística para vendas,
- vendas de alto impacto.
Acompanhamento e monitoramento dos resultados
Estabeleça metas, crie objetivos a serem alcançados dentro da realidade e possibilidades do atendimento e acompanhe diariamente os resultados obtidos.
O monitoramento da equipe é fundamental para motivá-los a otimizar seu desempenho, avaliando habilidades e o que precisa ser aperfeiçoado na execução das tarefas.
Engajar a equipe para vender toda a linha de produtos é uma tarefa que exige investimento contínuo, porém, os resultados alcançados serão sólidos e escaláveis.
Faça a diferença no mercado, acesse nosso site e conheça os treinamentos disponíveis para que sua equipe possa explorar ao máximo todo o mix de produtos oferecidos por sua companhia.