Você incentiva e é favorável a uma liderança justa ou exigente? Conheça detalhes de cada uma delas e compreenda as suas diferenças!
Você já pensou se é a liderança justa ou a exigente que garante o sucesso de um empreendimento e consequentemente de todos aqueles que estão envolvidos nesse processo?
O que não se pode negar é que independentemente do tipo de comando a ser exercido, o caos é estabelecido quando ele não existe.
A não existência ou a má liderança ocorre em todas as áreas da atividade humana e nas empresas é ainda mais explícita, quando se reconhece esse problema a partir do:
- nível do atendimento recebido,
- demora para encontrar soluções,
- indisponibilidade dos atendentes,
- mau funcionamento do processo para fechamento da compra e pagamento.
Afinal, qual a melhor opção para uma empresa? Trabalhar com líderes justos e que observam os fatos e ocorrências do cotidiano ou buscar por aquele que não aceita erros e possui alto nível de exigência?
Para podermos avaliar com maior assertividade o modelo ideal, é preciso conhecer mais a respeito das características da liderança justa e da exigente!
Quais as diferenças entre liderança justa e exigente?
Vamos entender como funciona cada tipo de liderança:
Liderança justa
A liderança justa é aquela que convida os colaboradores a vencer, onde cada um contribui com o que tem de melhor e envolve-se com as tarefas que precisam ser realizadas, onde o empenho de todos é fundamental para atingir os objetivos.
“O líder justo não força os funcionários a segui-lo, ele os convida a participar de uma jornada!”
A frase descrita acima é de Marcelo Simonato, Embaixador do Comitê de Gente & Gestão da Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos (ABPRH).
Apesar dessa característica democrática, não pense que esse líder é o “bonzinho” e que aceita qualquer situação, pelo contrário, ele compromete a equipe a atingir o máximo e não para de incentivá-los a melhorar os resultados e avançarem em suas carreiras.
Liderança exigente
A liderança exigente é aquela que coloca em prática o que prega, ou seja, é o primeiro a assumir as responsabilidades e conduzir a sua equipe à vitória.
Esse profissional, diferente do que muitos pensam, coloca-se à disposição para conversar e está sempre aberto ao diálogo.
No entanto, os argumentos apresentados precisam ser fortes e convincentes para mudanças de planos, pois, esse líder não para de estudar e se capacitar para melhorar a sua performance e de sua equipe.
Além disso, se entusiasma quando encontra em sua equipe profissionais comprometidos e que colaboram para a melhora da gestão do seu setor ou empresa.
Outra característica desse líder é exigir que todos desempenhem suas tarefas oferecendo o melhor, não concordando com erros ou enganos que possam ocorrer em função de descuidos ou desleixos.
Devo me tornar qual tipo de líder?
Diante das considerações a respeito da liderança justa e exigente, é chegado o momento de se perguntar:
Que tipo de gestor devo me tornar?
O primeiro ponto a ser observado é que, apesar da personalidade que cada profissional possui, é possível através da capacitação incorporar ao seu perfil novas características.
Diante disso, a melhor opção é tornar-se um gestor justo e exigente, ou seja, combinar as características desses dois profissionais e se aperfeiçoar de maneira a unir todas essas virtudes em uma só liderança.
Agora que você já sabe o que é liderança justa e exigente e quais as suas diferenças, conheça nossos trabalhos e conte com a Mais Treinamento para transformar os gestores de sua empresa em profissionais diferenciados que contribuam para o sucesso do seu empreendimento!