A venda emocional e a racional têm suas particularidades e é importante conhecê-las para saber qual aplicar na sua empresa. Saiba mais!
A venda emocional pode ser a estratégia que uma empresa precisa para garantir um melhor desempenho e conseguir ótimos resultados.
Trata-se de uma maneira de aprimorar o processo de vendas, encontrando novas formas de se comunicar com clientes potenciais e fazer com que se interessem pelo seu produto.
Do outro lado, existem clientes que são sempre movidos pela razão e, nesse contexto, usar apenas desse recurso pode fazer com que o vendedor perca suas chances de negociação.
Vamos ajudar! A seguir, falamos sobre a diferença entre venda emocional e racional, assim como as vantagens que podem ser trazidas por cada uma delas.
Existe diferença entre venda emocional e racional?
Vender um produto ou serviço é um processo complexo e que exige um bom planejamento e treinamento da equipe responsável pelas vendas.
Afinal, toda empresa confia na qualidade de seu produto ou serviço, ou deveria pelo menos.
Mas é preciso fazer com que o cliente enxergue seus pontos fortes e escolha sua marca dentre tantas outras disponíveis no mercado.
Dessa maneira, é importante compreender quais são as formas de conduzir o processo e avaliar quais delas são mais efetivas.
Venda emocional
A venda emocional é caracterizada por não abordar apenas os aspectos objetivos de um produto ou serviço, mas aproveitar o lado emocional do cliente para mostrar que seu item é uma boa opção.
Isso envolve pensar, por exemplo, em possíveis dificuldades pelas quais seu cliente está passando para procurar determinado produto e mostrar a ele que a empresa compreende suas necessidades.
Além disso, uma das características da venda emocional é a comunicação com o consumidor, procurando entender suas vontades e mostrando que sua marca pode atender a elas.
Assim, reforça a importância de dialogar com o cliente e compreender quais são seus receios, desejos e necessidades ao adquirir o produto ou serviço em questão.
Essa comunicação tende a fazer com que o consumidor se sinta mais acolhido e mais importante para a empresa, levando a uma maior sensação de comprometimento e confiança com a marca.
Venda racional
Diferentemente da venda emocional, a racional é caracterizada por utilizar características e informações mais objetivas ao oferecer um produto ao cliente.
Esses dados fornecidos pela empresa também são de grande relevância, pois podem influenciar a escolha do consumidor entre um e outro produto.
No entanto, é importante lembrar que essas informações costumam ser fornecidas por qualquer empresa, de modo que descrições mais precisas e detalhadas podem ser positivas para a imagem da marca perante o cliente.
Trata-se, portanto, de investir no aspecto racional para convencer o cliente a realizar a compra, oferecendo razões mais objetivas para despertar seu interesse pelo produto ou serviço.
Em qual investir?
O treinamento de uma equipe é extremamente importante para que todos os seus membros estejam alinhados e para que sua atuação se dê de forma mais efetiva, levando ao sucesso comercial do empreendimento.
Assim, é importante saber também em quais estratégias investir, optando por aquelas que possam trazer mais benefícios para o desempenho da empresa.
Tanto a venda emocional quanto a racional são estratégias válidas e nas quais é possível investir para trazer melhores resultados para o empreendimento. Inclusive, por vezes, podem ser usadas em conjunto.
É importante ter em mente que, enquanto a racional é mais comum e generalizada, a venda emocional garante um atendimento mais personalizado e que pode ser um diferencial aos olhos do cliente.
Para trazer mais resultados para o seu time, é indispensável oferecer treinamentos adequados. Conte com a Mais Treinamento nessa hora.
Gostou desse conteúdo? Confira também nosso post sobre a importância do follow-up nas vendas!