Alavancar as vendas no varejo exige ações estratégicas que atraiam os clientes e criem diferenciais de mercado. Sua loja está preparada para isso?
O seu projeto precisa apresentar diferenciais, caso queira alavancar as vendas no varejo.
Do contrário, será apenas mais uma loja competindo no concorrido mercado e lutando pela subsistência.
Depois de um período complicado no ano de 2020, em função da pandemia do Coronavírus, o ano de 2021 mostrou que o consumidor deseja voltar a fazer suas compras no formato presencial e retornar a rotina até então existente.
Segundo um levantamento realizado pela Mastercard SpendingPulse, o primeiro semestre de 2021 apresentou um crescimento de 25,5%, caso comparado com o mesmo período do ano anterior.
Estanislau Bassols, gerente-geral da Mastercard Brasil, diz que é possível observar o retorno do comércio físico e a volta do consumidor ao varejo tradicional.
Para aproveitar o bom momento e destacar-se no mercado, vale conhecer algumas dicas que podem transformar o seu negócio!
Como alavancar as vendas no varejo?
Para alavancar os negócios no varejo, especialmente no comércio físico, deve-se observar o comportamento do consumidor.
A partir do isolamento social, as pesquisas na internet na busca de produtos e serviços tornaram-se comuns, portanto, é fundamental um olhar a esse respeito, mesmo que seu negócio não possua um canal digital de vendas.
Para isso, as seguintes ações devem ser desenvolvidas:
Esteja nas redes sociais
As redes sociais ganharam muita força com o isolamento, portanto, sua loja precisa marcar presença nos principais canais em que seu público esteja presente.
Criar uma estratégia para a presença digital do seu negócio é fundamental para atingir o seu público-alvo, porém, é preciso para isso:
- criatividade,
- bom gosto,
- conteúdos relevantes,
- persistência.
Crie ações de fidelização
As ações de fidelização, ou seja, a oferta de benefícios para aqueles que retornam e compram em sua loja, também ajudarão o seu negócio a crescer.
Crie um programa especial para os clientes cadastrados e apresenta vantagens, tais como:
- programa de pontuação,
- descontos especiais,
- ofertas exclusivas.
Invista em tecnologia
O uso da tecnologia possibilita que você conheça o comportamento dos clientes e consiga, através de bons sistemas e aplicativos, obter informações, como:
- setores da loja mais visitados,
- pontos fracos a serem trabalhados,
- monitoramento de vendas e estoques.
Além disso, é importante oferecer os serviços tecnológicos que facilitem a vida do consumidor, otimizando os processos burocráticos e possibilitando contatos digitais para:
- dúvidas,
- sugestões,
- críticas, etc.
Treine sua equipe
O treinamento da equipe para oferecer um bom atendimento é uma obrigação fundamental na obtenção do sucesso, mas ganhou ainda mais importância atualmente, pois as pessoas ficaram mais exigentes e facilmente conseguem achar na concorrência o produto e serviço que estejam procurando.
O atendimento de excelência nunca foi tão importante, tornando-se uma obrigação e responsável pela decisão de compra dos consumidores, por isso é fundamental para alavancar as vendas no varejo.
Diversifique as formas de pagamento
Por fim, outro diferencial que atrai clientes está em oferecer diversas formas de pagamento, facilitando os negócios e possibilitando que o consumidor tenha acesso aos produtos que deseja adquirir.
Flexibilizar negociações, oferecendo prazos mais dilatados para pagamento, é uma boa estratégia nos dias atuais, onde se percebe a queda de receita das famílias.
Ofereça condições de pagamentos atraentes e facilidades, tais como:
- cartão de crédito,
- boletos bancários,
- crediário, etc.
Cada vez mais, o lojista precisa se adaptar às exigências do mercado, oferecendo facilidades, comodidade e serviços diferenciados que possam ser decisivos em um processo de compra.
A Mais Treinamento pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos, oferecendo capacitação para sua equipe de atendimento e apresentando as melhores práticas adotadas para que o seu cliente sinta-se encantado com o formato de relacionamento oferecido por seu empreendimento.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e confira as possibilidades existentes para alavancar as vendas no varejo, melhorar os resultados e modificar comportamentos e atitudes dos seus colaboradores!