Você sabe quais são as mais valorizadas competências de um líder nas grandes corporações? Conheça detalhes a respeito e saiba como encontrá-los!
As competências de um líder são reconhecidas facilmente pelo observador.
Basta analisar o comportamento e a forma de trabalho de uma equipe para conhecer o perfil do profissional que está à frente dos demais colaboradores.
Um trabalho realizado pela Gallup, empresa norte-americana de pesquisas, concluiu que 82% das escolhas realizadas pelas organizações na definição dos candidatos para vagas de gerência são falhas.
Esse número é alarmante, pois demonstra que as posições de comando das empresas não correspondem à qualidade exigida pelo mercado.
Relacionamos na sequência quais são as principais competências de um líder e como contar com bons profissionais para os cargos de gerência e chefia em sua empresa.
Quais são as competências de um líder?
Um líder, para atender às expectativas da diretoria e colaboradores, além das necessidades dos clientes, fornecedores e parceiros, precisa possuir as seguintes competências:
Comunicação
A comunicação consiste em saber ouvir, falar e escrever.
O líder precisa utilizar esses três recursos com habilidade, pois precisa compreender os objetivos da empresa, apresentar ponderações e observações daquilo que considera exequível.
Também deve saber lidar com os membros da equipe:
- fazendo ajustes,
- chamando a atenção,
- elogiando,
- delegando tarefas.
Confiabilidade
A confiança é fundamental entre as competências de um líder, pois, apenas dessa maneira, consegue-se um diálogo franco e amistoso com os colaboradores e a diretoria.
Um líder que oferece confiabilidade é respeitado e procurado nos momentos necessários, evitando problemas e corrigindo falhas.
Criatividade
Tomar decisões inesperadas exige rapidez e criatividade.
O líder não pode simplesmente se abster de uma decisão e precisa buscar alternativas quando as tarefas não estão funcionando.
Ser criativo é fundamental para quem deseja crescer na profissão, especialmente nos postos de comando.
Flexibilidade
Disposição para avaliar a situação e, se for o caso, mudar, é outra virtude que o líder precisa ter no seu cotidiano. A flexibilidade é fundamental para se alcançar os objetivos.
Os imprevistos, mudanças estratégicas e situações não esperadas podem modificar toda a estrutura organizacional de um empreendimento, portanto, o líder precisa rapidamente se adaptar à nova realidade para dar continuidade aos processos.
Responsabilidade
As competências de um líder exigem responsabilidade, pois ele está à frente de todas as vitórias da equipe, mas também precisa enfrentar os erros e falhas.
Assumir os problemas e buscar alternativas é uma obrigação de quem comanda, portanto, para ganhar a confiança de sua equipe, ele deve ser o primeiro a se apresentar nos momentos difíceis.
Comprometimento
A última e fundamental competência diz respeito ao comprometimento.
O compromisso com a empresa, diretores e equipe é essencial para se ter sucesso na liderança de uma organização.
Portanto, antes de assumir, é importante analisar, ponderar, discutir e aceitar os compromissos que sejam possíveis de serem executados.
Onde localizar esse líder?
Diante de tantas competências e obrigações que envolvem a liderança, onde buscar esse profissional?
Muitas vezes, o líder já faz parte da empresa, necessitando apenas de capacitação para tornar-se apto a desempenhar outras funções e assumir novas responsabilidades.
Os maiores líderes do mundo não nasceram prontos, pois foram aprendendo e incorporando hábitos e mudanças comportamentais na medida que enfrentavam as obrigações do dia a dia.
A formação de líderes
É possível formar líderes!
Para isso, deve-se investir em capacitação, onde técnicas, métodos e conceitos são apresentados, possibilitando que profissionais venham a conhecer e se adaptar a novas realidades às quais não estavam acostumados.
O líder pode ser formado sem precisar enfrentar todas as dificuldades de aprendizado, comum àquele que não conta com o apoio de uma organização capacitada a ajudá-lo.
A Mais Treinamento é uma empresa especializada na formação de líderes, onde esses são preparados para as diversas funções do cargo, entre elas:
- gestão de pessoas,
- liderança operacional, tática e estratégica,
- visão estratégica de negócios,
- gestão comercial.
As competências de um líder são possíveis de serem conquistadas. Para mais detalhes a esse respeito, contate a Mais Treinamento e conheça nossas soluções para capacitação profissional!