A inovação e a criatividade utilizadas no processo de vendas pode fazer toda a diferença em uma negociação bem-sucedida. Saiba mais a respeito!
Em todo processo de vendas existem obstáculos e resistências. O bom vendedor é aquele que percebe a situação antecipadamente e utiliza a inovação e a criatividade para transpor essas barreiras.
Considerar os fatores culturais, econômicos e educacionais dos clientes facilita a abordagem e possibilita que os objetivos sejam alcançados mais facilmente.
Para conhecer esses fatores, o profissional de vendas deve compreender o seu público, suas aspirações, limitações e desejos.
Muito distante do que se imagina, a arte de vender não é simplesmente oferecer algum produto ou serviço e aguardar que o cliente decida sobre a compra.
Inovar e usar a criatividade aproxima o público e possibilita o sucesso da operação. Continue lendo e confira como isso acontece na prática!
Como usar a inovação e a criatividade no processo de vendas?
A inovação e a criatividade caminham juntas e ambas são indispensáveis no processo de venda.
No entanto, existe muito vendedor criativo que não consegue inovar e para vender mais é preciso aliar os dois: inovar com criatividade.
Lembre-se que a criatividade em vendas está diretamente ligada em apresentar novidades e a inovação consiste no ato de colocá-las em ação.
Portanto, a inovação faz acontecer e, geralmente, apresenta lucros.
Para usar as duas em conjunto o vendedor precisa:
Conhecer o seu cliente
É preciso lembrar que inovar é apresentar algo novo e melhor daquilo que o consumidor já está acostumado a observar dentro do contexto empresarial.
Para isso é preciso conhecer o seu público-alvo.
Conhecer o perfil do seu público e as necessidades dele colabora de forma efetiva para identificar os gostos e as dores dele usando da criatividade para inovar na apresentação do produto e na abordagem, por exemplo.
Seja inovador e criativo! Apresente o ROI para seu cliente
Outra forma interessante para alavancar o processo de vendas, e que geralmente os vendedores não se preocupam em fazer, é apresentar o ROI para o cliente.
A maioria dos vendedores tem na manga opções para descontos e formas de pagamento para facilitar a negociação, mas são raros o que mostram para o cliente o quanto ele terá sobre o valor investido.
ROI significa return over investment que traduzido é o retorno sobre o investimento.
Para colocá-lo em ação peça ajuda dos companheiros da área técnica de sua empresa.
Verifique a possibilidade de mensurar os ganhos obtidos com a adoção do seu produto ou serviço e apresente de forma estratégica e atraente para o seu cliente.
Por exemplo, mostre para ele que com a aquisição da solução X, em tantos meses o valor investido é pago e a partir daí a lucratividade mensal será de Y.
Faça diferente! Inove e crie situações
A inovação e a criatividade no processo de vendas alavancam negócios, despertam a atenção e diferenciam suas soluções.
Você sabia que no ano 2000 a Lego, aquela dos brinquedos, estava à beira da falência e o primeiro passo para se garantir novamente no mercado foi inovar?
Eles criaram o The Future Lab, uma espécie de laboratório.
Lá uma equipe especializada em pesquisa e desenvolvimento é encarregada de criar (usar a criatividade) para inventar novos produtos para a empresa inovar no mercado mundial que atua.
Para que sua equipe aplique a inovação e a criatividade é preciso incentivar as boas práticas de vendas junto à equipe comercial.
Muitas ideias e formatos interessantes de apresentação ou abordagem acabam não sendo incorporadas por desatenção dos gestores comerciais.
Para isso, é fundamental que o setor comercial receba treinamentos, onde possa perceber que o sucesso da operação depende da inovação que apresenta ao mercado e para o cliente.
A Mais Treinamento é uma organização especializada em transformar empresas e pessoas, através de mudanças de atitudes e com foco em resultados.
Acesse nosso site e conheça nossos treinamentos e cursos para a inovação e a criatividade no processo de vendas.