Liderar para diferentes gerações é uma necessidade para todos os tipos de empresa e deve ser levada a sério, para representar todos.
Com o alto nível de informação e a diminuição da discriminação nos ambientes de trabalho, conviver e ter que liderar diferentes gerações nas empresas está cada dia mais comum.
Por falar nisso, é de extrema importância conhecer cada um dos funcionários, seus níveis de conhecimento e, claro, considerar a geração em que cada um nasceu.
Pessoas dos anos 50, por exemplo, viram a TV ganhar cores. As de 2000, estão vendo elas entenderem comando de voz, por exemplo.
De fato, tecnologia, novas relações de trabalho e algumas competências que a época de agora exige podem ser aprendidos por todos, mas é necessário ter paciência, pois para quem é mais velho é algo totalmente novo e até então inimaginável.
Pensando nisso, fizemos esse artigo falando sobre como liderar para quatro diferentes gerações, levando em conta a época que nasceram e os desafios de cada momento.
Como liderar diferentes gerações?
Quando o assunto é liderar equipes, deve ser salientado que não basta apenas seguir as regras da profissão e realizar as tarefas cotidianas, como passar as atividades, avaliar as equipes, dentre outras.
É necessário se atualizar para entender as novas necessidades do mercado de trabalho e inovar em determinados fatores que envolvem a gestão de pessoas, para poderem ter sucesso e as mesmas oportunidades.
Quais são as principais gerações presentes no mercado e como gerir para cada uma?
Baby Boomers
Nascidos entre 1941 e 1964, as pessoas dessa geração são muito fortes e passaram por avanços da humanidade, podendo revolucionar as empresas em que estão presentes. Focados, priorizam seu trabalho e podem ser muito úteis para liderar.
Esses colaboradores agregam e muito em suas equipes de acordo com suas experiências, mas precisam ser instigados a entregarem-se às novas tecnologias, assim como a buscar o novo e saírem da zona de conforto.
Geração X
Entre 1965 e 1983 nasceram os bebês da geração X, considerada uma verdadeira ruptura com as outras gerações mais antigas e seus costumes que começaram a ser considerados antigos para algumas pessoas.
Diferente dos Baby Boomers, a geração X procura equilibrar trabalho e vida pessoal, ao passo que ama novos desafios e busca sempre inovar.
Eles odeiam rotinas iguais e até mesmo sentem tédio com monotonia, onde a gestão deve se preocupar em ser dinâmica.
Millennials ou Geração Y
Nascidos entre 1984 e 1990 esses jovens vieram como os multitarefas da era que estava no auge da globalização.
Eles possuem mais informações que as gerações anteriores, são agitados por natureza, buscam crescimento profissional o mais rápido, apaixonados por feedbacks frequentes e podem agregar em seu cotidiano.
Por isso, adoram novidades, agitação e uma gestão que entenda isso.
Geração Z
Nascidos entre 1991 e 2010, os da geração Z praticamente nasceram com os celulares em suas mãos, assim como os microcomputadores em crescimento decorrente nas casas de todo o Brasil.
Conectados, questionadores, muito informados e cada vez mais engajados em causas sociais, sustentabilidade e meio ambiente, gostam de desafios, novidades e ter bastante qualidade de vida.
Não gostam de sentir medo de seus superiores e muito menos aproximações disfarçadas de amizade, assim como modelos sem flexibilidade, seja de horários, direitos, benefícios e forma (o famoso home office e modelos híbridos de trabalho).
Com eles é preciso conquistar pela confiança, ser transparente e garantir boas relações no ambiente.
Quais as vantagens de equipes com diferentes gerações?
Há quem erroneamente acredite que diferentes gerações não possam trabalhar juntas e formar equipes de sucesso. Inclusive, esse choque de cultura pode trazer muitas vantagens para os processos na organização.
Entre eles, pode-se citar a troca de ideia entre essas pessoas, onde os jovens podem aprender lições marcantes, assim como os mais velhos entendem um pouco mais sobre os desafios das gerações mais novas.
Além da troca de ideia, é possível ensinar sobre paciência, empatia e outros aspectos sociais que melhoram muito, como a comunicação e a adaptação de termos e determinados processos.
Por fim, os mais velhos podem aprender muito mais sobre tecnologia, enriquecendo ainda mais suas vivências.
Por falar em novas gerações, a inovação é inevitável. Continue em nosso blog e saiba mais sobre o WhatsApp Business e como ele pode agregar na sua empresa.